Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Altri investe na Galiza em nova biounidade para produzir fibras têxteis

Empresa assina memorando de entendimento para desenvolver biofábrica de fibras sustentáveis para o setor têxtil com capacidade de 200 mil toneladas por ano.

Altri investe na Galiza em nova biounidade para produzir fibras têxteis
Notícias ao Minuto

10:51 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Altri

A Altri assina, esta sexta-feira, com a Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia (Impulsa) um memorando de entendimento para estudar no contexto de uma parceria a construção de uma biounidade industrial de raiz na Galiza (Espanha).

Em comunicado, a Altri precisa que "prevê-se que a biounidade industrial venha a ter capacidade para produzir anualmente cerca de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis, tendo em vista, principalmente, o fornecimento do setor têxtil, enquadrando-se no programa 'Next Generation EU' e no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência Espanhol, e o desenvolvimento de um plano técnico, operativo e comercial, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos".

"Esta biounidade industrial estará capacitada para fornecer o 'cluster' têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e descarbonização de um importante setor económico como é o têxtil", adianta a Altri.

A Altri indica que a celebração do acordo definitivo depende da verificação de um conjunto de condições precedentes que, a verificarem-se satisfatoriamente - o que se estima que venha a ocorrer no decurso do segundo semestre de 2022 - criarão as bases para a formalização do mesmo.

"A concretização do projeto enquadra-se no Compromisso 2030 da Altri que contempla ambiciosos objetivos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's) da Nações Unidas e assentes nos quatro vetores estratégicos de desenvolvimento que centram a sua atividade e futuros investimentos, nomeadamente Desenvolver e Valorizar a Floresta, Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica, Valorizar as Pessoas e Afirmar a Sustentabilidade como Fator de Competitividade", indica a Altri.

A Impulsa é um consórcio público-privado de direito espanhol, formado por entidades internacionais com sede na Galiza, denominado Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, S.L que tem como principal objetivo desenvolver os projetos estratégicos da Galiza.

Os acionistas da Impulsa são a Xunta (40%), Abanca (38%), Reganosa (12%) e Sogama (10%).

"A Altri é um grupo europeu de referência na produção sustentável de pasta celulósicas, para múltiplas aplicações incluindo têxteis, de gestão florestal e produção de energia renovável e está comprometido em contribuir ativamente para tornar o mundo mais renovável e sustentável social, económica e ambientalmente", refere o comunicado.

Segundo a empresa, atualmente, a Altri gere cerca de 86,3 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®)[1] e pelo Programme for the Endorsement of Forest CertificationTM (PEFCTM), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.

Atualmente, a Altri detém três biofábricas de pasta em Portugal, com uma capacidade instalada que, em 2020, superou 1,1 milhões de toneladas por ano de pastas de eucalipto.

Leia Também: Greenvolt desce quase 5% na sua estreia no PSI20

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório