A Altri assina, esta sexta-feira, com a Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia (Impulsa) um memorando de entendimento para estudar no contexto de uma parceria a construção de uma biounidade industrial de raiz na Galiza (Espanha).
Em comunicado, a Altri precisa que "prevê-se que a biounidade industrial venha a ter capacidade para produzir anualmente cerca de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis, tendo em vista, principalmente, o fornecimento do setor têxtil, enquadrando-se no programa 'Next Generation EU' e no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência Espanhol, e o desenvolvimento de um plano técnico, operativo e comercial, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos".
"Esta biounidade industrial estará capacitada para fornecer o 'cluster' têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e descarbonização de um importante setor económico como é o têxtil", adianta a Altri.
A Altri indica que a celebração do acordo definitivo depende da verificação de um conjunto de condições precedentes que, a verificarem-se satisfatoriamente - o que se estima que venha a ocorrer no decurso do segundo semestre de 2022 - criarão as bases para a formalização do mesmo.
"A concretização do projeto enquadra-se no Compromisso 2030 da Altri que contempla ambiciosos objetivos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's) da Nações Unidas e assentes nos quatro vetores estratégicos de desenvolvimento que centram a sua atividade e futuros investimentos, nomeadamente Desenvolver e Valorizar a Floresta, Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica, Valorizar as Pessoas e Afirmar a Sustentabilidade como Fator de Competitividade", indica a Altri.
A Impulsa é um consórcio público-privado de direito espanhol, formado por entidades internacionais com sede na Galiza, denominado Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, S.L que tem como principal objetivo desenvolver os projetos estratégicos da Galiza.
Os acionistas da Impulsa são a Xunta (40%), Abanca (38%), Reganosa (12%) e Sogama (10%).
"A Altri é um grupo europeu de referência na produção sustentável de pasta celulósicas, para múltiplas aplicações incluindo têxteis, de gestão florestal e produção de energia renovável e está comprometido em contribuir ativamente para tornar o mundo mais renovável e sustentável social, económica e ambientalmente", refere o comunicado.
Segundo a empresa, atualmente, a Altri gere cerca de 86,3 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®)[1] e pelo Programme for the Endorsement of Forest CertificationTM (PEFCTM), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.
Atualmente, a Altri detém três biofábricas de pasta em Portugal, com uma capacidade instalada que, em 2020, superou 1,1 milhões de toneladas por ano de pastas de eucalipto.
Leia Também: Greenvolt desce quase 5% na sua estreia no PSI20