Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Taxa de desemprego cai para 6,4% em agosto

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pelo INE.

Taxa de desemprego cai para 6,4% em agosto
Notícias ao Minuto

11:00 - 29/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia Desemprego

A taxa de desemprego caiu para 6,4% em agosto, depois de se ter cifrado nos 6,6% em julho, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O ministro de Estado e da Economia, Siza Vieira, considera que esta redução é sinal de "uma economia pujante", num momento em que a situação epidemiológica está a normalizar.

"A taxa de desemprego situou-se em 6,4%, menos 0,2 p.p. do que no mês precedente, menos 0,6 p.p. do que três meses antes e menos 1,8 p.p. do que um ano antes", pode ler-se no relatório do INE.

A população empregada diminuiu 0,6% em relação ao mês anterior e aumentou 0,5% relativamente a três meses antes e 3,8% por comparação com o mês homólogo de 2020.

Já a população desempregada diminuiu em relação aos três períodos de comparação: 4,1%, 9,9% e 20,9% respetivamente.

A taxa subutilização de trabalho - que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores involuntariamente a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, e os inativos disponíveis, mas que não procuraram emprego - situou-se em 12,6%, valor idêntico ao de julho de 2021 e inferior em 0,2 p.p. ao de abril do mesmo ano e em 2,9 p.p. ao de agosto de 2020.

O Governo estima que a taxa de desemprego deste ano fique nos 7,3%, acima dos 6,8% com que terminou o ano de 2020. Esta previsão, que consta do Programa de Estabilidade, constitui uma revisão em baixa face à anterior previsão, de 8,2%.

[Notícia atualizada às 16h20]

Leia Também: "Sem as medidas adotadas, o desemprego teria sido o dobro", reitera Costa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório