Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Eletricidade. Mais um domingo com preço recorde no mercado grossista

De acordo com a agência EFE, o preço verificado foi 9% superior do que o observado há uma semana e é o domingo mais caro da história. 

Eletricidade. Mais um domingo com preço recorde no mercado grossista
Notícias ao Minuto

09:03 - 27/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

O preço da eletricidade no mercado grossista ibérico caiu, no domingo, cerca de 4% para 160,42 euros por megawatt hora (MWh). Contudo, isso não impediu que o valor registado fosse o mais elevado, desde que há registos, num domingo. 

De acordo com a agência EFE, o preço verificado foi 9% superior do que o observado há uma semana e é o domingo mais caro da história. 

Além disso, vale lembrar que domingo é um dia em que a atividade económica diminui e a procura por energia é menor. A agência EFE adianta ainda que o preço registado é seis vezes superior ao registado no quarto domingo de setembro (24,72 euros).

Na semana passada, recorde-se, foi registado um máximo histórico, com o preço nos 188,18 euros/MWh, na quinta-feira. 

Por cá, o preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 de outubro, com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a determinar uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.

O anúncio foi feito pela ERSE em meados deste mês, tendo explicado que a "tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado".

No dia 1 de julho, as tarifas da eletricidade também subiram para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, em resultado do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas, numa atualização com valores iguais à que agora ocorre.

Leia Também: Principais cidades de Myanmar 'às escuras' após falha de energia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório