Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Concorrência dá 'ok' a controlo conjunto de eólicas pela Finerge e Gild

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra, pela Finerge e Guild Investments, do controlo das empresas Eólica da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, controladas conjuntamente pela Guild e grupo EDF.

Concorrência dá 'ok' a controlo conjunto de eólicas pela Finerge e Gild
Notícias ao Minuto

12:12 - 16/09/21 por Lusa

Economia AdC

A decisão de não oposição à operação de concentração, resultante da aquisição do controlo conjunto sobre as sociedades anónimas Eólica da Arada - Empreendimentos Eólicos da Serra da Arada, Eólica da Cabreira e Eólica de Montemuro, é justificada pelo regulador por não ser suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado da produção de energia em Portugal Continental.

As três eólicas, que o aviso da Adc denomina em conjunto "Empresas ACM", têm por atividade desenvolver infraestruturas, serviços e projetos no etor das energias renováveis, em particular construção e operação de parques eólicos em Portugal.

A Finerge, holding do Grupo FSI em Portugal, grupo de produção de energia renovável, junta-se nesta operação à Guild Investments Limited, holding de investimentos do grupo sediado no Reino Unido Local Pensions Partnership Investments em ativos eólicos em Portugal.

Em dezembro de 2020, a EDP Renováveis (EDPR) concluiu a venda ao grupo Finerge, por 450 milhões de euros, da sua participação acionista total em ativos eólicos em Espanha, um negócio comunicado ao mercado em agosto de 2020.

Na altura, o grupo explicou que o negócio era resultado da estratégia de rotação de ativos para rentabilizar os parques da empresa, antes de chegarem ao fim da vida útil, pretendendo acelerar investimento e crescimento.

A operação abrangeu sete parques eólicos em operação em Espanha, nomeadamente, nas regiões de Ávila e Catalunha.

Leia Também: AdC dá aval à compra do grupo Calucem pela Cementos Molins

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório