A BIAL anunciou, esta quinta-feira, que assinou um acordo de licenciamento exclusivo com a farmacêutica norte-americana Sunovion Pharmaceuticals para a comercialização do filme sublingual de apomorfina (APL-130277), um medicamento para a doença de Parkinson, na União Europeia (UE), Espaço Económico Europeu (EEE) e no Reino Unido.
"A apomorfina sublingual é uma nova formulação da apomorfina em filme que se dissolve debaixo da língua para o tratamento agudo e intermitente dos períodos OFF da doença de Parkinson. O denominado período OFF em doentes de Parkinson caracteriza-se por um estado de profunda imobilidade dos doentes com evidência dos habituais sintomas como lentidão dos movimentos, dificuldade na mobilidade e tremor", adianta a BIAL, em comunicado.
Como parte do acordo, a Sunovion receberá um pagamento inicial pela concessão da licença, decorrendo futuros pagamentos na sequência do processo de aprovação e comercialização deste medicamento. A Sunovion fornecerá a apomorfina sublingual a BIAL em todas as dosagens existentes, segundo o mesmo comunicado.
"Estamos muito satisfeitos com este acordo e por sermos o parceiro de eleição da Sunovion na Europa. A BIAL tem um compromisso contínuo com os doentes de Parkinson. Esta parceria reflete esse compromisso com a comunidade de Parkinson e é também um passo importante na nossa estratégia de desenvolvimento e de expansão na Europa", refere António Portela, CEO da BIAL, citado no mesmo comunicado.
A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa, crónica e progressiva, caracterizada por uma forte redução do neurotransmissor dopamina, provocada pela degeneração de determinados neurónios no cérebro.
Leia Também: É "indiscutível" importância de investimento na ferrovia, diz Governo