Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

TAP pode pagar empréstimo de 1,2 mil milhões ao Estado até ao fim do ano

A TAP anunciou, em comunicado enviado à CMVM, que a "data de reembolso foi objeto de prorrogação".

TAP pode pagar empréstimo de 1,2 mil milhões ao Estado até ao fim do ano
Notícias ao Minuto

08:22 - 01/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

O Governo prolongou o prazo para o reembolso do empréstimo à TAP, no valor de 1,2 mil milhões de euros, até ao final do ano, anunciou a companhia aérea, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na terça-feira. O prazo anteriormente estipulado era 1 de setembro. 

"Desta forma, o prazo de reembolso do empréstimo que foi concedido à TAP ao abrigo do Contrato de Financiamento termina a 31 de dezembro de 2021 (e não a 1 de setembro de 2021 como inicialmente previsto no Contrato de Financiamento) em caso de não adoção de decisão final pela Comissão Europeia sobre o auxílio à reestruturação até aquela data", pode ler-se no comunicado

Quer isto dizer, de acordo com a mesma nota, que a "referida data de reembolso foi objeto de prorrogação na presente data".

"Caso seja adotada decisão final favorável pela Comissão Europeia sobre o auxílio à reestruturação até 31 de dezembro de 2021, mantém-se como data de reembolso do mencionado empréstimo aquela que vier a ser fixada no plano de reestruturação do Grupo TAP aprovado pela Comissão Europeia", acrescenta ainda a companhia aérea. 

O apoio estatal concedido à TAP, no valor de 1,2 mil milhões de euros, foi para responder às necessidades imediatas de liquidez dada a pandemia de Covid-19, com condições predeterminadas para o seu reembolso.

Em 2020, a TAP voltou ao controlo do Estado português, que passou a deter 72,5% do seu capital, depois de a companhia ter sido severamente afetada pela pandemia e de a Comissão Europeia ter autorizado o auxílio estatal de 1,2 mil milhões de euros.

Leia Também: Novas tabelas da ADSE entram hoje em vigor. O que muda?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório