Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

IVAucher. Contribuintes têm uma semana para acumular saldo

Para que o saldo seja contabilizado, saliente-se, é necessário que os contribuintes peçam sempre fatura com número de contribuinte (NIF). 

IVAucher. Contribuintes têm uma semana para acumular saldo
Notícias ao Minuto

08:28 - 24/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia IVAucher

Os contribuintes têm ainda uma semana para acumular saldo no âmbito do programa IVAucher, uma vez que esta fase decorre até ao final de agosto. Quer isto dizer que o IVA pago nas compras realizadas nos setores do alojamento, restauração e cultura até ao dia 31 será 'convertido' em benefício. 

Para que o saldo seja contabilizado, saliente-se, é necessário que os contribuintes peçam sempre fatura com número de contribuinte (NIF). 

Como posso consultar o meu saldo? 

É possível consultar o saldo que tem disponível através do portal e-fatura ou da app e-fatura. Contudo, o montante definitivo será apurado no próximo mês e divulgado até ao dia 30 de setembro. 

O valor final apurado poderá ser depois descontado, em compras nos mesmos setores, no último trimestre do ano. 

Com o regresso às aulas à porta importa ainda sublinhar que os livros escolares comprados até ao final de agosto poderão receber um duplo benefício: contarão para o IVAucher e para efeitos de IRS. Porém, é necessário cumprir algumas regras - pode consultá-las aqui

Os dados mais recentes, do Ministério das Finanças, relativos a junho, somam mais de seis milhões de faturas registadas no âmbito do programa IVAucher, nos setores de alojamento, cultura e restauração, correspondes a 21,2 milhões de euros acumulados, mais 48% do que em junho de 2020, e menos dois milhões de euros do que em junho de 2019, antes da pandemia.

Leia Também: IVAucher: Pais pedem mais tempo para comprar os livros escolares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório