Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

ASAE apreende 300 mil artigos falsificados no Norte do país

Autoridade realizou nas últimas semanas várias ações de investigação, direcionadas para unidades fabris, no âmbito do combate ao crime de contrafação e ocultação de artigos contrafeitos.

ASAE apreende 300 mil artigos falsificados no Norte do país
Notícias ao Minuto

10:53 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta quarta-feira, que realizou nas últimas semanas várias ações de investigação, direcionadas para unidades fabris, no Norte do país, no âmbito do combate ao crime de contrafação e ocultação de artigos contrafeitos. No total, foram apreendidos 300 mil artigos falsificados (artigos têxteis, calçado, acessórios e etiquetas), no valor de mais de 400 mil euros.

As ações de investigação ocorreram nos municípios de Esposende, Fafe, Felgueiras, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde, dando cumprimento, no total, a 11 mandados de busca domiciliária, 20 mandados de busca não-domiciliária (incluindo fábricas e veículos) e seis mandados de pesquisa digital a suportes informáticos.

"A investigação envolveu também o crime de fraude sobre mercadorias (a produção e venda de produtos falsificados, fazendo-os passar por autênticos), já que os artigos têxteis saíam da fábrica, já finalizados e embalados, ostentando marcas internacionais registadas e com etiquetas de 'Made in Portugal', com preço de venda ao público com montantes similares aos produtos originais, tendo como destino, maioritariamente, o mercado espanhol", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Além disso, numa outra ação de investigação desenvolvida no âmbito da tendência crescente da contrafação como crime precedente de branqueamento de capitais foram apreendidos, em duas residências dos responsáveis por unidades fabris, 277.110,00 euros em numerário, "por suspeita de resultarem da venda de produtos da atividade criminosa, bem como de constituírem forte evidência de fraude fiscal".

Foram também apreendidas 14 máquinas industriais, no valor de 10.500,00 euros. Além disso, a ASAE apreendeu 17,65 gramas de cannabis e dois selos por suspeita de conterem LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico).

Foram constituídos arguidos nove indivíduos, os quais foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Leia Também: Operação Convívio Seguro da ASAE resulta em 8 processos no Bairro Alto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório