Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Férias a começar? Cinco dicas para 'desligar' do trabalho

Um estudo da Randstad revela que a maioria dos profissionais (71,2%) diz que são necessários seis dias para se desconectarem totalmente do trabalho. Concorda?

Férias a começar? Cinco dicas para 'desligar' do trabalho
Notícias ao Minuto

10:47 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

Com a entrada na segunda quinzena de agosto, muitos estão agora a começar as tão aguardadas férias. Contudo, nem sempre é fácil 'desligar' do trabalho e um estudo da Randstad revela que a maioria dos profissionais (71,2%) diz que são necessários seis dias para se desconectarem totalmente do trabalho

Existem, ainda assim, algumas dicas que podem facilitar este processo, revela a Randstad, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Tome nota: 

  1. Deixar o trabalho finalizado e coordenar as tarefas em curso – "É importante que nos dias que antecedem o início das férias, todo o trabalho fique feito para que não lhe liguem enquanto descansa por algo que ficou por fazer. Coloque a par quem de direito sobre as tarefas em curso e o que é necessário fazer ou quem contactar durante a sua ausência. Atenção que isto deve servir para o ajudar e não para deixar com um colega trabalho que poderia ter sido feito por si."
  2. Avise que o seu período de férias está prestes a começar e desligue as notificações antes de deixar o seu local de trabalho – "Nunca é demais recordar as pessoas que trabalham consigo que se aproxima o seu período de férias. Não se esqueça também de ativar no email o out of office (resposta automática) e desligar as notificações antes de deixar o seu local de trabalho, assim não terá a tentação de ficar agarrado ao telemóvel sempre que for notificado de um email ou de uma mensagem no Whatsapp, por exemplo."
  3. Determine a sua disponibilidade durante as férias – "No caso de tratar de algum tema de trabalho, agende os períodos em que isso acontece para evitar ser contactado em momentos de atividade com a família, por exemplo. Lembre-se que sentir-se obrigado a responder a e-mails fora do horário de trabalho (férias incluídas) pode ser prejudicial à sua saúde mental."
  4. Descanse e dê atenção a quem está consigo durante as férias – "Aproveite as férias para fazer algumas atividades ao ar livre, ao invés de ficar pelo sofá e TV, por exemplo, pois este ‘descanso ativo’ também irá fazer-lhe bem à mente e ao corpo. Quando chegar a hora das refeições deixe o telemóvel no bolso, assim será menos provável não dar a devida atenção a quem o acompanha e vai permitir que não exagere na sua ligação ao trabalho."
  5. Recomeçar com calma – "Antes do regresso ao trabalho, reserve um ou dois dias para recuperar das férias e começar com calma a mentalizar-se sobre os desafios que o esperam quando regressar ao trabalho. Assim irá conseguir fazer uma transição mais suave e verá que não irá custar tanto esta nova mudança."

Leia Também: "Foram férias muito felizes, como feliz será o regresso ao trabalho"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório