Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Economia dos EUA cresce a um ritmo de 6,5% no 2.º trimestre

Os Estados Unidos registaram um crescimento económico no segundo trimestre de 6,5% em ritmo anualizado, menos do que era esperado, indicou hoje uma primeira estimativa do Departamento do Comércio.

Economia dos EUA cresce a um ritmo de 6,5% no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

15:30 - 29/07/21 por Lusa

Economia EUA

Apesar dos números terem ficado abaixo do esperado, o montante total do Produto Interno Bruto (PIB) ultrapassou pela primeira vez o do quatro trimestre de 2019, o último a não ser penalizado pela crise provocada pela pandemia de covid-19.

Os analistas antecipavam um crescimento a um ritmo anualizado de 8,5% entre abril e junho.

A evolução do crescimento económico em ritmo anualizado feita nos Estados Unidos compara o PIB do trimestre precedente e projeta a evolução para o ano inteiro.

O crescimento foi de 1,6% em comparação com o trimestre anterior, o cálculo utilizado na maioria dos países.

Os preços continuaram a subir e ao ritmo mais rápido desde 1982. A inflação acelerou para 6,4% no segundo trimestre, segundo o índice PCE, contra 3,8% nos três meses anteriores.

A inflação subjacente, que exclui os preços da alimentação e energia por serem os mais voláteis, foi a mais elevada desde 1975, em 6,1%, contra 2,7% no trimestre entre janeiro e março.

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, e instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) têm afirmado que a inflação deve ser temporária, mas esta semana reconheceram que pode vir a ser mais forte e durar mais do que o previsto.

A reabertura da economia graças à vacinação e os milhões de dólares aprovados no Congresso para pagamentos às famílias estimularam o consumo nos Estados Unidos.

O PIB deverá crescer 6,7% este ano e 5% em 2022, segundo os serviços de orçamento do Congresso.

O FMI também reviu em alta a sua previsão de crescimento dos Estados Unidos, apontando para 7%, graças aos planos de relançamento já aprovados ou previstos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório