Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Projetos recebem 800 mil euros para ajudar pessoas com deficiência

Trinta e três projetos sociais foram hoje distinguidos, recebendo 800 mil euros para melhorar a qualidade de vida e a autonomia de pessoas com deficiência, no âmbito da 12.ª edição do Prémio BPI Fundação 'la Caixa' Capacitar.

Projetos recebem 800 mil euros para ajudar pessoas com deficiência
Notícias ao Minuto

14:50 - 29/07/21 por Lusa

Economia Deficiência

Em comunicado enviado à Lusa, o BPI e a Fundação 'la Caixa' informam que esta foi a edição com o maior número de projetos sociais vencedores no Prémio Capacitar.

Este prémio "apoia o trabalho de muitos profissionais e voluntários em entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social", indica o documento.

Os projetos vencedores, que receberam em média cerca de 24 mil euros, vão apoiar mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à pandemia de covid-19.

As entidades expõem também os resultados do estudo "Deficiência e Covid-19 em Portugal", do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que revelam que 37,2% das pessoas com deficiência inquiridas consideravam que o seu estado de saúde se tinha agravado desde o início da pandemia.

Para além disso, em relação ao habitual, 51% referiram que se têm sentido mais tristes ou deprimidos e 58,4% responderam sentir-se mais ansiosos desde março de 2020.

Os projetos financiados pretendem dar respostas sociais às "necessidades prementes" desta população, nomeadamente: "o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; promoção de ações que assegurem a integração na sociedade, em atividades socialmente úteis ou em negócios sociais; e atividades de promoção da autonomia, nomeadamente atividades desportivas".

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação que analisa os projetos e as linhas prioritárias estabelecidas, sublinha a nota.

Os Prémios BPI Fundação  "la Caixa", com uma dotação total aumentada para 4 milhões de euros em 2021, são atribuídos anualmente a fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu desde então cerca de 7,7 milhões de euros a 252 projetos, apoiando mais de 45 mil pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Leia Também: Portugal com 223 praias acessíveis a pessoas com problemas de locomoção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório