Meteorologia

  • 29 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Porto de Sines cresce no 1.º semestre mais de 23% nos segmentos de carga

O Porto de Sines (Setúbal) registou um crescimento superior a 23% em todos os segmentos de carga, com uma movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, revelou hoje a administração portuária.

Porto de Sines cresce no 1.º semestre mais de 23% nos segmentos de carga
Notícias ao Minuto

16:45 - 21/07/21 por Lusa

Economia Porto de Sines

"Os números do primeiro semestre de 2021 revelam a trajetória de crescimento que tem vindo a ser apresentada desde o final do ano anterior pelo Porto de Sines", realçou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), antecipando "mais um ano positivo" para o porto alentejano.

De acordo com a APS, em comunicado, "no conjunto de todos os segmentos de carga, uma movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas representa um crescimento homólogo de 23,8%" no primeiro semestre de 2021.

"Esta evolução positiva deve ser associada à flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado", destacou.

A contribuir para estes resultados estão os granéis líquidos, onde se inclui o crude, os refinados e o gás natural, que registaram "um crescimento de 28,6% face ao mesmo período do ano transato e acumulam 12,6 milhões de toneladas movimentadas, um acréscimo de 2,8 milhões de toneladas".

Neste segmento, "com especial destaque para as Ramas e Refinados", houve "um aumento de 27% nas importações de petróleo e de 16% na movimentação de produtos petrolíferos em comparação com período homólogo pré-pandemia", em 2019, indicou.

Para a infraestrutura portuária, este aumento revela "a notável recuperação económica do Porto de Sines" em resultado "do levantamento das restrições impostas pela situação da pandemia" de covid-19.

Já no segmento de carga geral, onde se incluem os contentores, o Porto de Sines registou "um crescimento homólogo de 21,2% e um total de 11,2 milhões de toneladas movimentadas" nos primeiros seis meses deste ano.

O movimento de contentores, "um dos principais segmentos de carga no Porto de Sines, continua a demonstrar a sua dinâmica e a consolidar a sua posição, atingindo um total de 904.910 TEU [contentores de 20 pés] movimentados e um crescimento de 22,5% face ao mesmo período do ano transato".

"Também no primeiro semestre do ano registou-se um acréscimo de 1% no número de escalas em Sines", num total de 988 navios, concluiu a APS.

Leia Também: Acionista do Haitong Bank aumenta lucros em 48% para 1,1 mil milhões

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório