Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Wall Street fecha em baixa com os investidores a realizarem ganhos

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, acabando a semana com os investidores a fazerem novas realizações de ganhos, enquanto se mantém alguma preocupação com a inflação nos EUA.

Wall Street fecha em baixa com os investidores a realizarem ganhos
Notícias ao Minuto

23:10 - 16/07/21 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Jones baixou 0,86%, para os 34.687,85 pontos, o tecnológico Nasdaq perdeu 0,80%, para as 14.427,23 unidades, e o alargado S&P500 recuou 0,75%, para as 4.327,16.

Para Patrick O'Hare, da Briefing.com, a sessão foi marcada, pelo terceiro dia consecutivo, pela realização de ganhos.

"Não é raro neste estado transitório do meio do verão, com as pessoas a esperarem mais clareza" sobre a orientação da economia para os próximos meses", adiantou.

"Antes desta semana, o discurso dominante era que o mercado ia recuperar o seu fôlego", acrescentou, o que ocorreu de facto, quando foram confirmados os bons números trimestrais de várias empresas, divulgados na abertura da época de divulgação de resultados.

No plano macroeconómico, o inquérito mensal da Universidade do Michigan, divulgado hoje de manhã, contribuiu para alterar o ambiente em Wall Steet, que tinha aberto em alta.

Segundo este indicador, a confiança dos consumidores norte-americanos tinha-se degradado acentuadamente em julho, em boa parte devido à subida dos preços.

A proporção dos que se queixam da inflação atingiu um recorde desde que o parâmetro é medido, isto é, desde o início dos anos 1960.

Contudo, no mercado obrigacionista, o rendimento oferecido pelos títulos da dívida pública dos EUA a 10 anos voltou a baixar, para 1,29%, pouco sensível a estas notícia sobre a perceção dos consumidores norte-americanos.

Neste sentido, Patrick O'Hare sublinhou que esta não foi uma "sessão de pânico", mesmo que a descida dos índices se tenha acentuado com o final do dia bolsista.

Entre os que perderam cotação estiveram as petrolíferas, minadas pelas incertezas sobe o comportamento da designada OPEP+, que junta os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, como a Federação Russa, em relação ao futuro nível de produção.

A Chevron perdeu 2,65%, a Exxon Mobil 2,77% e a ConocoPhillips 2,77%.

Pelo contrário, a sociedade norte-americana de biotecnologia Moderna ganhou 10,30%, a aproveitar o anúncio da sua integração no S&P500. No fecho de quinta-feira, a empresa teve pela primeira vez uma capitalização bolsista superior a 100 mil milhões de dólares.

Leia Também: Wall Street fecha sem rumo com os investidores a recuperarem o fôlego

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório