Plenário de trabalhadores dos TST aprovou acordo com nova tabela salarial

Os trabalhadores da empresa Transportes Sul do Tejo aprovaram hoje um novo acordo salarial que prevê um aumento imediato de 2,55% e de mais 3,45% a partir de janeiro de 2022, em plenário realizado em Almada, revelou fonte sindical.

 Transportes Sul do Tejo (TST)

© Wikimedia Commons

Lusa
13/07/2021 13:49 ‧ 13/07/2021 por Lusa

Economia

TST

 

"dummyPub">

"O acordo sobre as questões pecuniárias era a principal reivindicação dos trabalhadores da TST", disse à agência Lusa Fernando Fidalgo, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), pouco depois de terminar o plenário de trabalhadores nas instalações da TST, no Laranjeiro, em Almada.

"Alcançado este acordo sobre matéria pecuniária, vamos prosseguir as negociações para o clausulado do novo Acordo de Empresa, que acreditamos ser possível de alcançar até final de setembro", acrescentou.

O pré-acordo que tinha sido negociado entre a administração da TST, FECTRANS, Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) garante também aos motoristas um salário de 940 euros, que já incluiu um acréscimo de 25% pela prestação do serviço de agente único (em que o motorista tem de efetuar também as funções de cobrador).

Segundo Fernando Fidalgo, este acréscimo de 25%, pela prestação de serviço como agente único, será pago com base num horário de trabalho de oito horas/dia e integrado no salário, ao contrário do que acontecia anteriormente, em que os trabalhadores recebiam em média cerca de 5,5 horas/dia.

"Isto significa também que, em termos futuros, aconteça o que acontecer, mesmo que os motoristas deixem de exercer como agente único, já não perdem o direito a este acréscimo de 25%, que passa a estar integrado no salário", sublinhou Fernando Fidalgo.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua atividade na Península de Setúbal, abrangendo os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, e efetuando serviços de transporte de passageiros, através de carreiras urbanas, suburbanas e rápidas.

A agência Lusa tentou ouvir também a administração da empresa, mas não foi possível até ao momento.

Leia Também: TST. Sindicatos avançam com contraproposta para atualização salarial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas