Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Financiamento das multilaterais sobre clima subiu 7% para 66 mil milhões

As instituições financeiras multilaterais financiaram em 2020 investimentos relacionados com as alterações climáticas no valor de 66 mil milhões de dólares (55,6 mil milhões de euros), aumentando 7% face aos 61,5 mil milhões canalizados em 2019 para este efeito.

Financiamento das multilaterais sobre clima subiu 7% para 66 mil milhões
Notícias ao Minuto

19:45 - 01/07/21 por Lusa

Economia Financiamento

"O financiamento para investimentos relacionados com o clima pelos principais bancos de desenvolvimento multilateral aumentou para um total de 66 mil milhões de dólares, no ano passado, o que compara com os 61,9 mil milhões de dólares [52,5 mil milhões de euros] de 2019", lê-se numa nota do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) enviada hoje à Lusa.

"Deste total, 58%, cerca de 38 mil milhões de dólares [32 mil milhões de euros] foram disponibilizados para economias de médio e baixo rendimento", acrescenta-se na nota.

O documento aponta que, no total, o financiamento relacionado com o clima foi de 151 mil milhões de dólares, o equivalente a 127 mil milhões de euros.

"Acelerar a transição para economias resilientes ao clima e de baixo consumo de carbono através do financiamento climático é um elemento fundamental dos esforços que os bancos multilaterais estão a fazer para alinhar as suas atividades com os objetivos do Acordo de Paris e manter o aquecimento global abaixo de 2 graus", refere-se ainda na nota.

O BAD dá conta de uma mobilização de 257 mil milhões de dólares (216 mil milhões de euros) nos últimos seis anos, dos quais 186 mil milhões de dólares (156 mil milhões de euros) foram canalizados para as economias de médio e baixo rendimento.

"A parte de financiamento do BAD aumentou quatro vezes entre 2016 e 2019 e deverá chegar a 40% dos investimentos totais do banco até final deste ano", disse o diretor do departamento sobre as alterações climáticas e o crescimento 'verde' no BAD, Al-Hamndou Dorsouma.

O responsável acrescentou que esta entidade "está no caminho certo para atingir o objetivo de 25 mil milhões de dólares [16,8 a 21 mil milhões de euros] entre 2020 e 2025 no apoio a investimentos nesta área".

O BAD é uma entidade financeira multilateral vocacionada para financiar o desenvolvimento, cujos acionistas são os governos africanos e outros países não regionais, como por exemplo Portugal.

Leia Também: Financiamento de 600 milhões para produção de vacinas "em e para África"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório