Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Economia portuguesa estabiliza na semana terminada a 20 de junho

O indicador diário de atividade económica (DEI) calculado pelo Banco de Portugal (BdP) estabilizou na semana terminada em 20 de junho, face à semana anterior, informa o regulador financeiro.

Economia portuguesa estabiliza na semana terminada a 20 de junho
Notícias ao Minuto

12:20 - 24/06/21 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Segundo uma nota, hoje divulgada pelo BdP, na semana passada, o DEI - indicador compósito que procura, quase em tempo real, retratar a evolução da atividade económica no país - e a taxa bienal correspondente "apresentaram uma relativa estabilização" face à semana anterior.

O DEI foi lançado pelo BdP este ano, no final de janeiro, visando identificar mais facilmente alterações abruptas na atividade económica, e é divulgado semanalmente, à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente.

Numa nota publicada no seu portal, sobre o lançamento do DEI, em 28 de janeiro passado, o BdP destaca os efeitos das disrupções causadas pela pandemia de covid-19 na economia global, que tornaram "premente recorrer a dados de alta frequência para captar os desenvolvimentos económicos de muito curto prazo".

O DEI sumaria informação sobre tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes, segundo a mesma nota.

Leia Também: Confinamento arrastou défice para os 5,7% do PIB no 1.º trimestre do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório