Segundo uma nota, hoje divulgada pelo BdP, na semana passada, o DEI - indicador compósito que procura, quase em tempo real, retratar a evolução da atividade económica no país - e a taxa bienal correspondente "apresentaram uma relativa estabilização" face à semana anterior.
O DEI foi lançado pelo BdP este ano, no final de janeiro, visando identificar mais facilmente alterações abruptas na atividade económica, e é divulgado semanalmente, à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente.
Numa nota publicada no seu portal, sobre o lançamento do DEI, em 28 de janeiro passado, o BdP destaca os efeitos das disrupções causadas pela pandemia de covid-19 na economia global, que tornaram "premente recorrer a dados de alta frequência para captar os desenvolvimentos económicos de muito curto prazo".
O DEI sumaria informação sobre tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes, segundo a mesma nota.
Leia Também: Confinamento arrastou défice para os 5,7% do PIB no 1.º trimestre do ano