Falha 'corta' apoios a 1.800 desempregados (e outros terão de devolver)

Por outro lado, há 2.800 beneficiários que receberam mais do que o previsto e, por isso, terão de devolver os montantes a mais. 

carteira, euros, apoios

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/06/2021 08:41 ‧ 18/06/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Segurança Social

Uma falha informática levou a que cerca de 1.8000 beneficiários do apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores (AERT) vissem cortes no valor a receber, de acordo com o Dinheiro Vivo. Por outro lado, há 2.800 beneficiários que receberam mais do que o previsto e, por isso, terão de devolver os montantes a mais. 

O Notícias ao Minuto questionou a tutela sobre quando é que a situação ficará resolvida, qual o montante total envolvido e se quem vai ter de devolver dinheiro à Segurança Social o poderá fazer em prestações, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, esta falha afetou quem recebia o subsídio social de desemprego até ao fim de 2020 e que, neste ano, mantendo-se sem emprego, tem direito a seis meses de apoio equivalente ao valor da prestação a que tinha direito.

Os erros dizem respeito ao apoio relativo a maio.

O Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou ao mesmo meio de comunicação que o novo pagamento deve chegar às contas dos beneficiários na próxima segunda-feira. O Notícias ao Minuto também tentou confirmar esta informação junto do Ministério do Trabalho, mas não foi possível, para já, obter uma resposta. 

No início desta semana, recorde-se, foi noticiado que a Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. Questionada sobre este assunto, fonte oficial do ISS também não respondeu ao pedido de esclarecimento do Notícias ao Minuto.

O processo está em segredo de justiça e o dinheiro em questão bloqueado. O beneficiário não pode, por isso, devolvê-lo à Segurança Social. Além disso, está impedido de fazer operações através da aplicação bancária.

Leia Também: O Ecofin e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas