Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

IRS. Eis como consultar o estado da sua declaração no Portal das Finanças

Como, quando e onde aceder à declaração de IRS? Siga estes conselhos.

IRS. Eis como consultar o estado da sua declaração no Portal das Finanças
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Falta um mês para a data limite de entrega da declaração do IRS. Muitos contribuintes já cumpriram com esta obrigação fiscal e aguardam o reembolso ou a nota de liquidação. O estado da declaração do IRS pode ser consultado através do Portal das Finanças. 

"Vamos supor que entra no site das Finanças e depara com a indicação 'Declaração certa'. É provável que queira 'Consultar [a] declaração' e  'Obter [um] comprovativo' da entrega. Naturalmente, uns tempos depois vai querer saber se o seu 'Reembolso [já foi] emitido' ou se, pelo contrário, tem imposto a pagar. Se a primeira hipótese se confirmar, vai ficar feliz quando vir a indicação 'Pagamento Confirmado'. Já poderá solicitar a sua nota de 'Liquidação do IRS'", lembra a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Por outro lado, "pode acontecer que haja uma 'Divergência', ou seja, uma 'Declaração com Anomalias'. Para solucionar este diferendo com o Fisco, provavelmente vai ter de aceder à opção 'Entregar declaração de IRS' e em seguida 'Corrigir a declaração já enviada com erros de validação central'.", recorda a DECO. 

Como consultar o estado da declaração?

Depois de iniciar sessão no Portal das Finanças, com as suas credenciais de acesso, "deve aceder à área do IRS e escolher a opção 'Consultar declaração'. Logo abaixo encontra o campo 'Obter comprovativo'. É só escolher o ano a que diz respeito a declaração que lhe interessa e clicar em 'Comprovativo'". 

Leia Também: PSI20 segue em baixa com ações da Navigator e da EDP a pressionarem

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório