O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, está confiante que o produto interno bruto (PIB) vai, afinal, crescer mais do que os 4% apontados no Programa de Estabilidade (PE). As previsões do Governo para o crescimento português este ano são, porém, as mais otimistas.
Em declarações ao Jornal de Negócios, Leão explicou que as medidas de apoio são a principal justificação para esta recuperação.
"Estamos confiantes numa forte recuperação do PIB, que pode mesmo exceder a taxa de crescimento prevista no Programa de Estabilidade", disse o ministro das Finanças.
Quais são as previsões em cima da mesa?
A Comissão Europeia (CE) reviu, na semana passada, em baixa o crescimento económico esperado para Portugal este ano, apontando agora para 3,9%, quando em fevereiro esperava 4,1%, de acordo com as previsões económicas de primavera.
Estas previsões estão exatamente alinhadas com as do Banco de Portugal (BdP) e as do Fundo Monetário Internacional (FMI), estando uma décima abaixo dos 4% esperados pelo Governo e acima dos 3,3% do Conselho das Finanças Públicas (CFP) e dos 1,7% da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a subir 0,52%