Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

PIB, desemprego, défice e dívida: Os números do Programa de Estabilidade

O Governo entrega, esta quinta-feira, na Assembleia da República o Programa de Estabilidade 2021/2025, cujas previsões irão refletir o impacto económico e orçamental da pandemia da Covid-19.

PIB, desemprego, défice e dívida: Os números do Programa de Estabilidade

O Governo entrega, esta quinta-feira, na Assembleia da República o Programa de Estabilidade (PE), mas o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, já desvendou algumas das previsões económicas que constam no documento do Governo. 

De uma maneira geral, o Executivo estima agora um crescimento da economia de 4% este ano, valor que significa uma revisão em baixa face à estimativa anterior. 

O ministro das Finanças disse que o PE "assenta num quadro económico financeiro que cria as condições para uma forte recuperação económica e social e para enfrentar os principais desafios deixados pela pandemia, com o suporte do forte impulso macroeconómico do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]". 

Leão tinha já admitido que o impacto da pandemia no início deste ano foi mais forte do que o antecipado, o que levaria a uma revisão das previsões do Governo. 

Segundo o documento apresentado esta quinta-feira pelo Governo aos jornalistas, estes são os principais números do PE: 

  • Crescimento do PIB será de 4% este ano

O Governo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça a uma taxa de 4% este ano e 4,9% em 2022. Esta previsão fica abaixo dos 5,4% para o crescimento de 2021 apresentados no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). 

Notícias ao Minuto Previsão para o PIB até 2025© Ministério das Finanças

  • Taxa de desemprego deverá ficar nos 7,3%

O Governo estima que a taxa de desemprego deste ano fique nos 7,3%, acima dos 6,8% com que terminou o ano de 2020. Esta previsão constitui uma revisão em baixa face à anterior previsão, de 8,2%.

O ministro das Finanças justificou o aumento com "o regresso da população ativa", que contribuirá para "a normalização da atividade económica".

Notícias ao Minuto Previsão para a taxa de desemprego até 2025© Ministério das Finanças

  • Défice fica nos 4,5% do PIB este ano

João Leão, anunciou que o défice das contas públicas portuguesas ficará nos 4,5% este ano, "uma redução bastante menor do que tinha sido antecipado no Orçamento para 2021", cuja previsão era de 4,3%.

"A partir de 2022 o défice atingirá o valor de 3,2%, dando aqui espaço para uma recuperação bastante significativa da atividade económica, e a partir de 2023 voltará [a ficar] abaixo dos 3% e caminhará ao longo do horizonte até ao valor de 1%", projetou ainda o ministro.

Notícias ao Minuto Previsão para o défice até 2025© Ministério das Finanças

Questionado acerca da suspensão das regras orçamentais da Comissão Europeia, João Leão referiu que "como a presidência portuguesa, no âmbito do Ecofin [Conselho de ministros das Finanças] tem defendido, para o ano o fundamental é concentrarmo-nos na recuperação económica e social em Portugal e na Europa".

  • Dívida pública só volta a ficar abaixo do valor pré-crise em 2024 

A dívida pública portuguesa só voltará a baixar ao nível com que iniciou a crise da pandemia de covid-19 em 2024. Segundo a apresentação feita pelo ministro, em 2021 a dívida pública deverá ficar nos 128% do PIB, baixando para 123% em 2022 e 121% em 2023.

Apenas em 2024 volta aos níveis pré-crise (fechou 2019 nos 117,6% do PIB), já que o Governo projeta que fique nos 117% nesse ano e baixe para 114% em 2025.

Notícias ao Minuto Previsão para a dívida pública até 2025© Ministério das Finanças

As anteriores previsões do Governo, datadas de outubro (aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021), estimavam que a dívida pública atingisse os 130,9% este ano.

Leia Também: Economia crescerá 4% este ano, promete Leão. Taxa de desemprego nos 7,3%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório