Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vem aí a tarifa social de Internet. Cinco questões sobre como funcionará

Apesar de só entrar em vigor a 1 de julho, há algumas características da medida que já são conhecidas. Fique a par.

Vem aí a tarifa social de Internet. Cinco questões sobre como funcionará
Notícias ao Minuto

08:52 - 10/05/21 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia tarifa social de internet

O Governo aprovou, na semana passada, em sede de Conselho de Ministros, a criação da tarifa social de acesso à Internet, uma medida que deverá abranger cerca de 700 mil famílias. Apesar de só entrar em vigor a 1 de julho, há algumas características que já são conhecidas

1. O que é a tarifa social de internet?

Segundo o comunicado do Conselho de ministros, trata-se de uma "tarifa social de acesso a serviços de Internet em banda larga, a disponibilizar por todas as empresas que oferecem este tipo de serviços".

2. Como será fixado o valor a pagar?

A fixação do valor a pagar pelo serviço será determinada depois de uma negociação com os operadores de telecomunicações, sendo que o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu, na semana passada, que a expectativa do Governo "é um preço para as famílias nesta tarifa compatível com o seu nível de rendimentos".

3. Quem poderá ter acesso a esta tarifa social?

"Esta medida aplica-se a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais, alinhando a respetiva elegibilidade com os critérios em vigor para as tarifas sociais de outros serviços essenciais, designadamente a energia e água", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros. 

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o ministro da Economia adiantou que esta tarifa deverá abranger a mesma população que já tem tarifa social da eletricidade e água, ou seja, cerca de 700 mil famílias.

4. O que vai incluir este pacote de Internet?

Em causa está, realçou Siza Vieira, "assegurar um pacote de nove serviços básicos, previstos no código europeu de telecomunicações" e que passam pelo acesso a correio eletrónico, motores de pesquisa, programas educativos, leitura de notícias, compras 'online', acesso a ofertas de emprego, serviços bancários, serviços públicos, redes sociais e de mensagens ou chamadas e videochamadas.

5. Qual será o limite? 

Este pacote básico, disse o ministro, terá um limite de 10 gigabytes por mês e uma velocidade de download de 30 megabytes por segundo.

Leia Também: Aprovada criação de tarifa social de internet. Diploma em vigor em julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório