Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eletricidade. Clientes afetados pela pandemia dispõem destas medidas

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lembra que estas medidas excecionais constam de um decreto "estabelece regras que assegurem o funcionamento de toda a cadeia de fornecimento de energia". 

Eletricidade. Clientes afetados pela pandemia dispõem destas medidas
Notícias ao Minuto

08:43 - 01/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

No âmbito da pandemia foram aprovadas algumas medidas para apoiar os clientes do setor da eletricidade mais afetados pela crise. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lembra que estas medidas excecionais constam de um decreto "estabelece regras que assegurem o funcionamento de toda a cadeia de fornecimento de energia". 

Deste modo, os consumidores em situação de desemprego, com quebra do rendimento familiar igual ou superior a 20% e infetados pela Covid-19 dispõem das seguintes medidas: 

  • Planos de pagamentos: "O fornecedor está obrigado a disponibilizar um plano de pagamento em prestações das faturas emitidas desde 1 de janeiro de 2021 e enquanto durar o estado de emergência, não podendo exceder a data de 30 de junho de 2021. Esta informação deve constar na fatura."
  • Número de prestações: pode variar entre 6 e 12, podendo o consumidor acordar um número inferior.
  • Valor mínimo da prestação: valor mínimo de cada prestação será de 5 euros, exceto a última que pode ser inferior.
  • Pagamento: O pagamento da primeira prestação pode ser adiado até 60 dias a contar da data limite de pagamento constante da fatura e não haverá juros de mora ou outros encargos para o consumidor.

Lembra ainda a ERSE que é "igualmente estabelecida a possibilidade de fracionamento do pagamento das faturas de eletricidade e/ou de gás para os restantes clientes, desde que solicitem junto do fornecedor o pagamento em prestações, sendo apenas aplicável a faturas emitidas a partir de 1 de janeiro de 2021 e enquanto durar o estado de emergência, não podendo exceder a data de 30 de junho de 2021". 

O que é que os consumidores podem fazer para serem abrangidos por estas medidas? 

Os consumidores devem enviar aos fornecedores uma declaração sob compromisso de honra que ateste a quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%.

Além disso, sublinha a ERSE, devem "ficar disponíveis para fornecer posteriormente documentos que o comprovem (recibos de vencimento, declaração da entidade patronal ou pagadora, ou outros documentos obtidos dos portais da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social)". 

Leia Também: Serviços informativos da ANACOM registaram mais procura em 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório