Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Groundforce prepara-se para anular acordo com a TAP

O cenário mais provável é a insolvência controlada, uma solução que já estaria a ser ponderada pelo Executivo.  

Groundforce prepara-se para anular acordo com a TAP
Notícias ao Minuto

08:09 - 28/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Groundforce

A Groundforce estará a preparar-se para anular o contrato feito com a TAP que permitiu à empresa pagar os salários em atraso, de acordo com a TVI e com a SIC. O cenário mais provável é a insolvência controlada, uma solução que já estaria a ser ponderada pelo Executivo.  

O Notícias ao Minuto já questionou fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre o que terá motivado este recuo e se o Governo está a par deste desenvolvimento, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Ao que indica a SIC, a informação sobre a anulação do acordo foi transmitida na terça-feira pelo acionista Alfredo Casimiro aos sindicatos e à Comissão de Trabalhadores.

A 19 de março, depois de várias negociações, a Groundforce e a TAP chegaram a um acordo, em que a companhia aérea adquiriu por cerca de sete milhões de euros equipamentos da empresa de 'handling' (assistência nos aeroportos), que passa a pagar à TAP pelo aluguer deste material. Este acordo permitiu desbloquear provisoriamente o impasse na empresa e pagar os salários em atraso aos 2.400 trabalhadores.

O primeiro pagamento estava previsto para esta semana, mas, de acordo com os presentes na reunião, Alfredo Casimiro afirmou que não irá proceder ao pagamento.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português e que é acionista minoritário e principal cliente da empresa que presta assistência nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Leia Também: João Leão prevê que TAP fique adequadamente capitalizada em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório