Meteorologia

  • 24 JUNHO 2021
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 32º

Edição

Governo anuncia verba para instalação de rede de proteção anti-granizo

A ministra da Agricultura anunciou hoje o lançamento de um aviso, no valor de 17,5 milhões de euros, para a instalação de rede de proteção anti-granizo para minimizar os efeitos das tempestades nos pomares.

Governo anuncia verba para instalação de rede de proteção anti-granizo
Notícias ao Minuto

12:48 - 17/04/21 por Lusa

Economia Granizo

"Nesta região da Cova da Beira e em todo o interior norte e centro, sistematicamente, a queda de granizo prejudica as cerejeiras, pessegueiros e outros pomares e precisamos de respostas para minimizar os efeitos destas tempestades que retiram valor de mercado [aos frutos] e reduz o rendimento e a viabilidade das explorações", afirmou Maria do Céu Antunes.

A governante falava aos jornalistas no final de uma visita que fez a duas explorações agrícolas situadas em Louriçal do Campo, distrito de Castelo Branco, cujos pomares foram recentemente afetados pela queda de granizo.

O aviso, dotado com 17,5 milhões de euros, vai ser lançado na próxima semana e os agricultores têm 60 dias para efetuar a respetiva candidatura.

A ministra sublinhou ainda que os agricultores têm dois anos para realizar a instalação das redes de proteção anti-granizo, cujo custo por hectare se situa nos 15 mil euros e que podem ser cofinanciadas até 65%.

No âmbito do instrumento financeiro que Portugal vai ter para utilizar nos próximos cinco anos, (o 'Next Generation'), Maria do Céu Antunes referiu que parte da verba "vai ser utilizada para o desenvolvimento económico dos territórios rurais".

"Parece-nos que temos aqui um bom instrumento para os nossos agricultores poderem por um lado garantir a previsibilidade nas suas explorações e garantir o rendimento", frisou.

O 'Next Generation' vai permitir alavancar outras iniciativas.

A governante disse que em breve vai lançar um novo aviso para instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, de forma a minimizar os custos energéticos e fazer uso de energias limpas.

"Parte dos 312 milhões de euros disponíveis para os agricultores portugueses vão também ser utilizados para incentivar a produção biológica", concluiu.

Leia Também: Chuva e granizo destruíram culturas agrícolas e equipamentos no Fundão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório