Moody´s multada em 3,7 milhões de euros por conflito de interesses

A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários (ESMA) impôs uma multa total de 3,7 milhões de euros a cinco entidades da agência de rating Moody's por conflito de interesses na emissão de notas a instituições nas quais tinham participações.

Moody's elogia bancos brasileiros por cumprirem critérios de Basileia

© Lusa

Lusa
30/03/2021 09:07 ‧ 30/03/2021 por Lusa

Economia

Moody´s

 

A maior multa, de 2.735.000 euros, foi para a subsidiária da Moody's no Reino Unido, mas também sofreram sanções as que a agência de rating tem na Alemanha (340.000 euros), França (280.000 euros), Espanha (174.000) e Itália (174.000), precisou a ESMA numa declaração divulgada hoje.

No Reino Unido, critica-se sobretudo a emissão de novas classificações para entidades nas quais a subsidiária da Moody´s ultrapassou 10% da propriedade ou dos direitos de voto, é membro do conselho de administração ou do órgão de supervisão.

Também é apontado o facto de não ter reportado adequadamente os conflitos de interesse, o que aconteceu em 206 casos para 65 entidades.

Em França e na Alemanha, Itália e Espanha, a Moody's também não divulgou adequadamente informações sobre conflitos de interesse em 72 casos para 36 entidades.

Leia Também: FMI pode foçar reestruturação da dívida de Moçambique

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas