Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsa de Istambul e lira turca de novo em forte baixa

A Bolsa de Istambul abriu hoje, de novo, em forte baixa, a cair 7,03%, enquanto a lira continua a desvalorizar-se, depois da mudança inesperada do governador do Banco Central da Turquia no sábado.

Bolsa de Istambul e lira turca de novo em forte baixa
Notícias ao Minuto

09:10 - 23/03/21 por Lusa

Economia Istambul

Uma hora depois da abertura, às 8:00 TMG (mesma hora em Lisboa), o BIST-100 estava em 1.282,35 pontos, contra 1.379,25 no fim da sessão de segunda-feira.

A lira turca, que na segunda-feira se desvalorizou fortemente, abriu hoje em baixa ligeira, a cair 0,46% face ao euro e 0,18% face ao dólar.

Às 08:00 TMG, a moeda turca situava-se em 9,38 liras por euro e 7,81 liras por dólar.

Analistas citados pela Efe atribuem a queda da bolsa e da lira a uma reação dos mercados à inesperada substituição do governador do Banco Central, Naci Agbal, pelo economista Sahap Kavcioglu, através de um decreto do Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, publicado no sábado.

Agbal tinha conseguido estabilizar o valor da lira e reduzir a inflação graças a uma política financeira restritiva com fortes aumentos das taxas de juro.

No entanto, Erdogan sempre se opôs a taxas de juro elevadas, o que, segundo ele, leva a uma inflação mais elevada, apesar da evidência de que o contrário é verdade, de acordo com a grande maioria dos analistas.

A demissão de Agbal apenas quatro meses depois de ter sido nomeado causou consternação e incerteza nos mercados financeiros.

Leia Também: Sporting já sabe quanto terá de pagar para ficar com João Mário

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório