Meteorologia

  • 11 ABRIL 2021
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 21º

Edição

Comércio de bens entre UE e Reino Unido cai com fim de transição

As exportações da União Europeia (UE) para o Reino Unido recuaram 27,4% e as importações caíram 59,5% em janeiro, face ao mesmo mês de 2020, com o fim do período de transição pós-'Brexit' divulga hoje o Eurostat.

Comércio de bens entre UE e Reino Unido cai com fim de transição
Notícias ao Minuto

10:50 - 18/03/21 por Lusa

Economia Brexit

De acordo com dados hoje divulgados pelo gabinete estatístico europeu, as exportações recuaram 27,4% na comparação com janeiro de 2020 e 31,9% na variação em cadeia, face a dezembro.

As importações, por seu lado, caíram 59,5% na comparação homóloga e 57,5% face a dezembro.

O saldo da balança comercial com o Reino Unido aumentou, na UE, de 9,0 mil milhões de euros em janeiro de 2020 para 11,6 mil ME em janeiro de 2021.

Face a dezembro de 2020, em janeiro de 2021 a UE registou um crescimento médio de 4,9% das exportações para o resto do mundo e de 4,1% das importações.

No seu boletim, o Eurostat adverte que desde o início do ano, com o fim do período de transição pós-'Brexit', os dados sobre o comércio com o Reino Unido basear-se-ão num conceito misto.

Em aplicação do Protocolo de Retirada na Irlanda e Irlanda do Norte, os conceitos estatísticos aplicáveis ao comércio com a Irlanda do Norte são os mesmos que para o comércio entre Estados-membros, enquanto que para o comércio com o Reino Unido (excluindo a Irlanda do Norte) são aplicáveis os mesmos conceitos estatísticos para o comércio com outro país parceiro extracomunitário.

Por estas razões, os dados sobre o comércio com o Reino Unido não são totalmente comparáveis com os dados sobre o comércio com outros parceiros comerciais extracomunitários, e para os períodos de referência antes e depois do final de 2020.

Leia Também: Portugal um dos parceiros que Reino Unido identifica na Europa pós-Brexit

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório