Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Banco CTT "vai ter um ano 2021 com grandes progressos"

O presidente executivo do Banco CTT, Luís Pereira Coutinho, afirmou, em entrevista à Lusa, no dia que a instituição financeira cumpre cinco anos de vida, que esta "vai ter um ano 2021 com grandes progressos".

Banco CTT "vai ter um ano 2021 com grandes progressos"
Notícias ao Minuto

06:00 - 18/03/21 por Lusa

Economia Resultados

Lançado em 18 de março de 2016, o Banco CTT conta atualmente com cerca de 600 mil clientes e atingiu, no ano passado, o primeiro resultado líquido positivo, de 200 mil euros.

"Ao fim de cinco anos demos lucros, chegámos ao 'break-even' [equilíbrio]", afirmou Luís Pereira Coutinho, salientando que isso é "um grande motivo de satisfação para toda a equipa do banco" e todos "estão verdadeiramente orgulhosos".

Estas metas foram atingidas "porque temos um modelo de banco que é bastante distintivo e bastante resiliente, mesmo num ano pandémico conseguimos atingir os nossos objetivos todos que tínhamos para este período do plano estratégico", salientou o gestor.

"O banco vai ter um ano 2021 com grandes progressos, estou muito confiante nisso", sublinhou, quando questionado sobre as perspectivas.

Ao fim de cinco anos de atividade, "atingimos 2.000 milhões [de euros] de ativos, 2.100 milhões de recursos de clientes, entre depósitos e produtos de poupança, 1.100 milhões de crédito e atingimos 66 milhões de produto bancário, arrancámos com zero", prosseguiu Luís Pereira Coutinho.

O crédito à habitação conta com 525 milhões de euros, o crédito automóvel 560 milhões de euros, os depósitos contabilizam 1.688 milhões de euros e 429 milhões de euros 'off-balance' (fora de balanço).

A quota do crédito à habitação do banco dos Correios de Portugal ronda os 1,5%.

"Estamos em 210 lojas dos CTT e depois temos duas próprias, são só do banco", em Lisboa e no Porto, adiantou.

De acordo com Luís Pereira Coutinho, em termos de dimensão da rede física do Banco CTT o processo está concluído, agora a evolução é digital.

Mais de metade (cerca de 53%) dos clientes do Banco CTT usam os canais digitais, sendo que também mais de metade são da geração 'millennials'.

Relativamente às moratórias, no final do ano passado o peso era de "3,6% do total" do crédito do banco.

"É essencialmente em crédito à habitação, portanto é um peso muito baixo no total da carteira e num produto de crédito onde o risco é bastante mais baixo", acrescentou Luís Pereira Coutinho.

Apontou que o crédito à habitação "é hoje um produto com bastante menos retorno do que tinha há três ou quatro anos".

Nesse sentido, "hoje em dia estamos a reposicionar o banco mais nos produtos de crédito pessoal do que no crédito à habitação", disse o presidente executivo do Banco CTT.

Questionado sobre o desempenho do banco em 2020, marcado pela pandemia, Luís Pereira Coutinho contou que durante o primeiro confinamento (exatamente há um ano) achou que teria "um ano perdido".

No entanto, "tivemos um segundo semestre absolutamente espetacular", salientou.

"Temos uma grande capacidade e agilidade de adaptação e o terceiro e quarto trimestres foram excelentes e, portanto, conseguimos fazer aqui uma ótima recuperação", considerou, apontando que mostra "que este modelo de negócio, sendo distintivo, é resiliente porque mesmo em condições adversas resiste bem".

O Banco CTT tem como objetivos para os próximos anos manter o modelo de banco simples e competitivo, manter a aposta de parcerias sustentáveis nas diversas frentes - distribuição, oferta de produtos, parte operacional e tecnológica - e evoluir na oferta de produtos digitais e ter níveis de rentabilidade acima da média do mercado, de acordo com o gestor.

Leia Também: CTT têm "posição única na oferta de serviços para comércio eletrónico"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório