Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

PSI20 segue em ligeira alta com Galp a segurar índice em terreno positivo

A bolsa de Lisboa seguia hoje em alta, com a Galp puxar pelos ganhos, alinhada com as principais congéneres europeias.

PSI20 segue em ligeira alta com Galp a segurar índice em terreno positivo
Notícias ao Minuto

09:16 - 15/03/21 por Lusa

Economia PSI20

Na sexta-feira, o índice de referência, o PSI20, encerrou com uma descida de 0,49% para 4.849,19 pontos, em contraciclo com a maioria das bolsas europeias.

Hoje, pelas 08:45, o PSI20 seguia em alta de 0,14% para 4.855,83 pontos, com 13 ações em alta, quatro em baixa e uma inalterada.

A Novabase e a Sonae eram as ações que mais subiam, com ganhos de 7,14% e 3,23% para 3,75 euros e 0,74 euros, respetivamente.

A Galp, por sua vez, avançava 0,60% para 10,90 euros.

A EDP seguia inalterada, depois de na sexta-feira, após o fecho do mercado, ter anunciado que os acionistas vão reunir-se, em assembleia-geral, no dia 14 de abril para, entre outros pontos, votarem a proposta de aplicação de resultados e elegerem os membros do Conselho Geral e de Supervisão.

A NOS e a EDP Renováveis, eram, por sua vez, as ações que mais recuavam, com perdas de 1,36% e 1,34% para 2,89 euros e 17,70 euros.

A Jerónimo Martins e o BCP recuavam 0,41% e 0,17% para 13,37 euros e 0,12 euros, respetivamente.

As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, animadas com a esperança de uma rápida recuperação económica nos Estados Unidos, onde os investidores permanecem atentos à subia dos juros da dívida soberana norte-americana.

Os juros das dívidas soberanas europeias estavam hoje em baixa, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai acelerar a compra de ativos, mas os juros da dívida dos EUA mantêm-se em níveis elevados, preocupando os analistas e pondo as bolsas em alerta.

Esta semana, realiza-se na quarta-feira a reunião de política monetária da Reserva Federal dos Estados Unidos e, apesar de não se esperarem alterações da política monetária, os investidores aguardam qualquer posicionamento sobre a subida dos juros da dívida soberana norte-americana.

O conselho de governadores do BCE acordou na passada quinta-feira aumentar "significativamente" o ritmo de compra de ativos, apesar de ter mantido o montante global do programa em 1,85 biliões de euros.

O BCE realizará as compras "com flexibilidade" e "de acordo com as condições do mercado" para "evitar um endurecimento das condições de financiamento".

Esta semana também se realizam as reuniões de política monetária do Banco de Inglaterra, na quinta-feira, e do Banco do Japão, na sexta-feira.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1932 dólares, contra 1,1953 dólares na sexta-feira e o atual máximo desde maio de 2018, de 1,2300 dólares, em 05 de janeiro.

O barril de petróleo Brent para entrega em maio abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 69,80 dólares, um novo máximo desde dezembro de 2018, contra 69,22 dólares na sexta-feira.

Leia Também: Bolsas europeias em alta, esperançadas em rápida recuperação nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório