Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Do desemprego à suspensão das regras: Os 5 números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do desemprego à suspensão das regras: Os 5 números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:14 - 06/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo impasse na Groundforce, mas também pela divulgação de indicadores económicos que vão revelando o impacto da pandemia na economia portuguesa.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.

  • Taxa de desemprego começa o ano a subir. Terá sido de 7,2% em janeiro

Os dados provisórios divulgados na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego terá subido para 7,2% em janeiro, depois de se ter cifrado nos 6,8% em dezembro.

  • Governo dá sete milhões para escolas adquirirem material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou "cerca de sete milhões de euros" para aquisição, por parte das escolas, de "máscaras e outro material de proteção e segurança".

  • Risco de pobreza afeta 17,2%, mas disparava sem apoios sociais

Mais de 12% da população portuguesa estava em 2019 numa situação de pobreza persistente e 17,2% em risco de pobreza, uma percentagem que disparava para mais de 43% sem apoios sociais do Estado, segundo um estudo divulgado.

  • TAP fará empréstimo à Groundforce para pagar salários a 2.400 trabalhadores

Na quinta-feira à noite, Pedro Nuno Santos explicou que o acionista privado da Groundforce, Alfredo Casimiro, aceitou um penhor das ações relativas à sua participação (50,1%, através da Pasogal) para receber um adiantamento de cerca de dois milhões de euros, mas exigiu - em caso de execução - manter o controlo da empresa de 'handling' (assistência nos aeroportos), em que a TAP detém 49,9% do capital. Este adiantamento visa permitir à empresa pagar os salários de fevereiro em atraso aos cerca de 2.400 trabalhadores.

  • Bruxelas propõe manter suspensão das regras orçamentais em 2022

A Comissão Europeia manifestou-se favorável a manter a suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022, face ao ritmo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19, embora reserve uma decisão definitiva para maio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório