Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ministros vão debater criação de certificado de vacinação para se viajar

Os ministros do Turismo da Europa debatem na segunda-feira os planos para a harmonização de regras para as viagens, nomeadamente através do uso de um certificado de vacinação, adiantou a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, à Lusa.

Ministros vão debater criação de certificado de vacinação para se viajar
Notícias ao Minuto

07:57 - 28/02/21 por Lusa

Economia Covid-19

"Esse tema tem vindo a ser discutido no âmbito da Comissão e da Presidência portuguesa", referiu, questionada sobre a matéria.

"Mais do que um passaporte de vacinação o que tem vindo a ser falado é um certificado de vacinação, de modo a garantir que qualquer um de nós possa viajar em segurança, estando vacinado, ou podendo evidenciar que está imune à doença porque já teve contacto com ela, ou então que tem um teste negativo", referiu, acrescentando que o "objetivo é harmonizar tanto quanto possível as regras para aqueles que querem viajar, estando vacinados ou não. Estando imunes ou tendo um teste negativo".

Rita Marques não quis ainda adiantar quando é que esta iniciativa poderá entrar em funcionamento, recordando que "o plano de vacinação tem vindo a progredir na Europa, tendo em conta a disponibilidade das vacinas".

"Estamos todos a trabalhar no plano de vacinação, mas ao mesmo tempo nas definições das condições, segundo as quais podemos viajar", acrescentou.

A governante destacou que "os 'timings' são cautelosos", tendo em conta que são "temas complexos que envolvem várias áreas".

Reconhecendo que o setor do turismo é um dos mais afetados por esta crise, a secretária de Estado disse que o Governotem vindo "a sensibilizar para a necessidade" de se poder "introduzir maior flexibilidade nos apoios provenientes da União Europeia", indicando que a Comissão Europeia "tem estado muito sensível, muito permeável" a esta necessidade.

Rita Marques acredita ainda que é importante discutir "uma abordagem coordenada e concertada a nível dos vários Estados-membros para o setor do turismo para a janela 2030-2050", que passa por uma agenda verde e digital, adiantou.

A secretária de Estado recordou ainda as medidas já aplicadas em Portugal no setor, nomeadamente o 'lay-off' e mecanismo de apoio à retoma progressiva, apoios a fundo perdido, linhas de crédito com garantia pública, moratórias e medidas de capitalização.

Quanto às moratórias, Rita Marques salientou que, no caso das que dependem exclusivamente do Turismo de Portugal, "já foi decidido poder prorrogar a devolução do montante contratualizado de serviço de dívida, que passa a ser pago apenas e tão só em junho de 2022", uma decisão que lhe cabia.

No caso das moratórias bancárias, a secretária de Estado recorda que dependem de várias entidades, nomeadamente europeias.A reunião dos ministros do Turismo decorre esta segunda-feira, por videoconferência, num encontro extraordinário promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Leia Também: Portugal já contabiliza mais vacinas inoculadas do que casos de Covid-19

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório