Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses preocupados com impacto ambiental dos carros, revela estudo

Por isso, concordam com a aplicação de medidas dissuasoras do uso de veículos nas cidades.

Portugueses preocupados com impacto ambiental dos carros, revela estudo
Notícias ao Minuto

08:37 - 26/02/21 por Notícias ao Minuto

Auto impacto ambiental

Os portugueses preocupam-se com o impacto ambiental dos automóveis, de acordo com um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), divulgado na quinta-feira. Por este motivo, concordam com a aplicação de medidas dissuasoras do uso de veículos nas cidades.

"A grande maioria dos quase 1.800 portugueses que responderam ao questionário indicaram ter alguma preocupação ambiental na altura de escolher e comprar uma viatura. Também revelaram cuidados na condução, como a adoção de comportamentos que ajudam a diminuir as emissões poluentes", sublinha a DECO, numa nota publicada no seu site.

O questionário, que visou obter informações sobre as preocupações ambientais dos portugueses, no âmbito de um projeto europeu, revela que para um terço dos portugueses o impacto ambiental influenciou a escolha do automóvel atual, "valor que coloca o nosso país entre os que mais peso dão a este aspeto, dos seis que responderam ao inquérito".

Ainda assim, há outros fatores com mais relevância: "As vertentes financeiras relacionadas com o carro, como o preço e o valor de revenda, foram as que mais pesaram na decisão de compra - apontadas por 53% dos portugueses que responderam. Seguiu-se a marca do veículo, indicada por 11%".

O inquérito da DECO decorreu entre janeiro e fevereiro de 2020 e foi dirigido à população portuguesa entre os 25 e os 75 anos. No total, foram recolhidas 1.759 respostas válidas. Procedimento idêntico foi seguido pelas associações de consumidores na Alemanha, na Bélgica, em Espanha, em França e na Itália.

Leia Também: Comissões bancárias. Deco recorre à provedora por igualdade de tratamento

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório