Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Leão adianta que situação dos pais em teletrabalho está a ser revista

Perante a ameaça de uma coligação negativa no Parlamento, poderá estar em cima da mesa um eventual alargamento do apoio.

Leão adianta que situação dos pais em teletrabalho está a ser revista
Notícias ao Minuto

09:46 - 15/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia Apoio aos pais

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, adiantou que o Governo está a rever a situação dos pais em teletrabalho, podendo estar em cima da mesa um eventual alargamento do apoio anunciado pelo Executivo, a propósito do fecho das escolas.

Em entrevista conjunta ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Leão disse que o "Governo está a avaliar situação dos pais em teletrabalho", perante a ameaça de uma coligação negativa no Parlamento, porque o PSD também poderá apoiar o alargamento do apoio.

À semelhança do primeiro confinamento, o Executivo decidiu atribuir um apoio excecional à família aos pais de menores de 12 anos. Porém, este apoio não é acumulável com outras ajudas criadas no âmbito da pandemia.

Ao abrigo deste mecanismo, os pais que tenham de faltar ao trabalho para prestar assistência inadiável a filho ou dependente a cargo têm direito a receber um apoio correspondente a 2/3 da sua remuneração base, com um limite mínimo de 665 euros e um limite máximo de 1.995 euros. Na prática, os pais recebem cerca de 66% do vencimento, conforme anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

Porém, vários partidos e organizações têm pedido que este apoio seja alargado a 100% do salário. E não só.

A UGT, por exemplo, exige que o apoio excecional às famílias reativado pelo Governo devido ao atual fecho das escolas seja pago a 100%, abranja filhos maiores de 12 anos e também os trabalhadores em teletrabalho.

De acordo com o Negócios, a oposição quer alargar este apoio. Em resposta ao BE e ao PCP, que pretendem ir mais longe, o PSD vai propor que o teletrabalho deixe de 'travar' o acesso à referida ajuda.

Leia Também: Governo quer dar ajuda alimentar em cartão às famílias mais pobres

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório