Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Depois da GameStop, investidores do Reddit voltam foco para a prata

O preço começou a subir na passada quinta-feira, coincidindo com a notícia de que investidores coordenados através da Reddit tinham colocado o metal na sua mira.

Depois da GameStop, investidores do Reddit voltam foco para a prata
Notícias ao Minuto

08:50 - 01/02/21 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Reddit

Depois do 'boom' da semana passada alimentado pelos investidores do Reddit, esta semana começou com os futuros da prata em alta, com os pequenos investidores a voltarem-se para este metal precioso, de acordo com a CNBC

Os futuros da prata chegaram a valorizar mais de 10% durante a madrugada para cerca de 29,69 dólares/onça, de acordo com a CNBC

A prata ultrapassou por vezes os 30 dólares por onça, um preço que não atinge desde 2013, embora ainda esteja longe dos quase 50 dólares por onça que atingiu em 2011, atual máximo histórico, de acordo com os dados da Bloomberg citados pela Efe.

O preço começou a subir na passada quinta-feira, coincidindo com a notícia de que investidores coordenados através da Reddit tinham colocado o metal na sua mira.

Wall Street fechou na sexta-feira com perdas diárias generalizadas dos seus principais índices, depois de uma sessão volátil marcada pelo fenómeno GameStop, na pior semana desde outubro.

O que aconteceu nos últimos dias? 

Na base da volatilidade dos últimos dias esteve a revolta de pequenos investidores contra os fundos especulativos, que foram forçados a vender ativos para cobrir as suas perdas.

"Assistimos a uma grande redução do risco. Estes fundos de investimento enfrentam perdas de milhares de milhões de dólares e para as cobrirem têm de vender ações onde estavam com ganhos e posições longas", explicou Karl Haeling, da LBBW, que afirma ter havido "uma diretiva geral" entre os fundos especulativos ('hedge funds') para reduzirem as suas posições.

"Tudo gira em torno da Robinhood, da GameStop, etc... Como é que os fundos vão sair desta situação sem criar perdas, quando têm outras posições curtas em outras ações?", questionou-se o analista.

Pequenos investidores, que se encontram num fórum do sítio Reddit, lançaram desde há uma semana uma batalha feroz a grandes fundos de investimento, que tinham apostado na baixa da cotação de empresas em dificuldades, como a cadeia de lojas de videojogos GameStop ou a de salas de cinema AMC, praticando as designadas vendas a descoberto ('short-selling', em Inglês).

Com estas vendas a descoberto, os grandes fundos de investimento começam por obter ações, emprestadas, vendendo-as, antecipando a sua descida, para depois de esta ocorrer as recomprarem, devolverem e encaixarem os ganhos realizados.

Mas se um título destes sobe, ao contrário do esperado, estes fundos, grandes investidores, são então obrigados a recomprarem o título para limitarem as suas perdas, o que os pode inclusive forçar a vender outros ativos para obterem a liquidez necessária.

Corretores em linha norte-americanos, como Robinhood e TD Ameritrade, limitaram as transações daqueles títulos desde quinta-feira, para procurarem conter as perdas dos 'hedge funds'.

Estas restrições de transações provocaram a cólera dos pequenos acionistas, bem como anúncios de intervenção do Congresso e do regulador da bolsa (SEC, na sigla em Inglês), além de pelo menos uma ação em justiça.

Algumas destas limitações continuavam a existir na sexta-feira, mas as transações tinham retomado no seu conjunto.

A GameStop fechou, na sexta-feira, a valorizar 70%, nos 328,24 dólares (270,51 euros), e a AMC 54%.

Pelo contrário, todos os setores em que se divide o S&P500 fecharam em baixa, com os da energia e das tecnologias de informação à cabeça, com recuos respetivos de 3,39% e 2,40%.

Estas descidas estenderam-se a empresas tecnológicas, como a Tesla (-5,02%), a Apple (-3,74%), a Facebook (-2,52%) e a Microsoft (-2,92%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório