Segundo informação prestada pela Energie, empresa que desde 1981 desenvolve a sua atividade na área das energias renováveis, a distinção foi atribuída pelo 'Emirates Green Building Council', uma organização que reconhece projetos que demonstrem excelência em construção verde e eficiência energética no Médio Oriente e Norte da África.
O prémio, atribuído por um painel de especialistas independente do mercado energético do Médio Oriente, enalteceu o sucesso de um projeto aplicado pela empresa portuguesa num hotel de cinco estrelas no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
"O hotel produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental. O objetivo passava por esse equipamento por um sistema solar termodinâmico, que pudesse garantir o aquecimento da água utilizada pelo hotel", descreveu Luís Rocha, proprietário da Energie.
Segundo o responsável, foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos nessa unidade hoteleira que "superaram as metas inicialmente estabelecidas" e permitiram que "toda a água do hotel seja aquecida através de fontes renováveis, reduzindo em 82 % os custos de operação e 83 % a pegada de carbono".
Sendo a primeira vez que uma empresa portuguesa vence esta distinção, apelidada 'Mena Green Building Awards', e que foi instituída desde 2013, Luís Rocha acredita que a Energie tem "mais importante impulso para crescer no mercado do Médio Oriente".
Para além dos Emirados Árabes Unidos, a Energie exporta para mais cerca de 50 países e é responsável pela eficiência energética de vários edifícios desde a cadeia Mcdonald's em Espanha e Itália, passando pelo ministério da Indústria espanhola ou as instalações da Guarda Suíça no Vaticano
A empresa sediada na Póvoa de Varzim produz painéis solares termodinâmicos com aplicações no domínio do aquecimento central, das águas quentes sanitárias, da climatização de piscinas e do aquecimento de águas de grande volume.