Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa de painéis solares de Varzim recebe prémio no Médio Oriente

Uma empresa de produção de painéis de solares sediada na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, recebeu uma distinção internacional, no âmbito da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental, por um projeto executado num hotel no Dubai.

Empresa de painéis solares de Varzim recebe prémio no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

15:15 - 19/01/21 por Lusa

Economia painéis solares

Segundo informação prestada pela Energie, empresa que desde 1981 desenvolve a sua atividade na área das energias renováveis, a distinção foi atribuída pelo 'Emirates Green Building Council', uma organização que reconhece projetos que demonstrem excelência em construção verde e eficiência energética no Médio Oriente e Norte da África.

O prémio, atribuído por um painel de especialistas independente do mercado energético do Médio Oriente, enalteceu o sucesso de um projeto aplicado pela empresa portuguesa num hotel de cinco estrelas no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"O hotel produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental. O objetivo passava por esse equipamento por um sistema solar termodinâmico, que pudesse garantir o aquecimento da água utilizada pelo hotel", descreveu Luís Rocha, proprietário da Energie.

Segundo o responsável, foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos nessa unidade hoteleira que "superaram as metas inicialmente estabelecidas" e permitiram que "toda a água do hotel seja aquecida através de fontes renováveis, reduzindo em 82 % os custos de operação e 83 % a pegada de carbono".

Sendo a primeira vez que uma empresa portuguesa vence esta distinção, apelidada 'Mena Green Building Awards', e que foi instituída desde 2013, Luís Rocha acredita que a Energie tem "mais importante impulso para crescer no mercado do Médio Oriente".

Para além dos Emirados Árabes Unidos, a Energie exporta para mais cerca de 50 países e é responsável pela eficiência energética de vários edifícios desde a cadeia Mcdonald's em Espanha e Itália, passando pelo ministério da Indústria espanhola ou as instalações da Guarda Suíça no Vaticano

A empresa sediada na Póvoa de Varzim produz painéis solares termodinâmicos com aplicações no domínio do aquecimento central, das águas quentes sanitárias, da climatização de piscinas e do aquecimento de águas de grande volume.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório