Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

IEFP pede licenciatura a cabeleireiros e cozinheiros. Formadores criticam

O IEFP lançou concursos para admitir 394 formadores, mas pede licenciatura a quem dá formação na componente tecnológica.

IEFP pede licenciatura a cabeleireiros e cozinheiros. Formadores criticam
Notícias ao Minuto

08:53 - 06/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia IEFP

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu 394 vagas para admitir, com contratos a termo resolutivo, formadores excluídos do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP). Porém, o concurso exige que os formadores tenham licenciatura, o que poderá deixar muitos de fora, avança o Público

Esta medida limita, em particular, o acesso dos que dão cursos de estética, cabeleireiro, cozinheiro ou costureiro e que não têm esse nível de ensino superior, de acordo com o mesmo jornal. 

"Há vagas para as quais os formadores não podem concorrer porque não têm licenciatura que nunca foi um requisito para dar formação e não deveria ser um requisito do concurso", referiu a presidente interina da Associação Portuguesa de Formadores (APF) ao Público. 

As 394 vagas estão divididas pelas áreas de formação base (222) e de formação tecnológica (172), mas é nesta última que se coloca o problema, de acordo com a APF

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório