Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Função Pública. Governo aumenta salários mais baixos em 10 e 20 euros

A informação foi adiantada pela Frente Comum, à saída de um encontro com o Governo, de acordo com a imprensa económica.

Função Pública. Governo aumenta salários mais baixos em 10 e 20 euros
Notícias ao Minuto

10:25 - 04/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

O Governo pretende dar aumentos aos salários mais baixos da Função Pública de até 20 euros. A novidade foi avançada pela Frente Comum, esta segunda-feira, à saída de um encontro com o Governo, de acordo com o ECO e com o Jornal de Negócios

Ao que indicou a frente sindical da Administração Pública, o Governo pretende aumentar os salários mais baixos em 20 euros no caso da base remuneratória de 645 euros e em 10 euros no nível seguinte (693 euros).

"O Governo pôs uma proposta de aumento salarial manifestamente insuficiente, entendemos nós. O Governo pretende valorizar os dois níveis mais baixos da Administração Pública e, ainda assim, de forma insuficiente, com 20 euros para o nível de remuneração mais baixo e depois dez euros para o nível a seguir. Entendemos que fica muito aquém das possibilidades de aumentos deste momento", disse o líder da Frente Comum, Sebastião Santana, em declarações transmitidas pela RTP3. 

O Governo convocou os sindicatos dos trabalhadores da Administração Pública para duas reuniões em 4 e 6 de janeiro, nas quais serão negociados aumentos salariais para 2021. O primeiro encontro arrancou esta segunda-feira com o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, a receber os sindicatos da Administração Pública. 

O líder da Frente Comum deixou ainda a indicação de que o Executivo não pretende "mexer uma vírgula" em relação aos salários dos restantes trabalhadores do Estado.

As atualizações anuais dos salários na função pública foram retomadas em 2020, após dez anos de congelamento, com aumentos generalizados de 0,3% e subidas de 10 euros para as remunerações mais baixas.

[Notícia atualizada às 11h37.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório