Eurogrupo com Portugal na agenda mas sem discutir saída

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, o programa de ajustamento em Portugal, mas ainda não a estratégia de saída e de regresso aos mercados, por considerarem esse debate prematuro.

Países da zona euro em crise marcam passo na transparência

© Reuters

Lusa
27/01/2014 06:20 ‧ 27/01/2014 por Lusa

Economia

Bruxelas

Um alto responsável do Eurogrupo indicou que na reunião de hoje, a primeira de 2014, haverá uma análise das principais conclusões da revisão do programa português, concluída em dezembro, e uma exposição da ministra Maria Luís Albuquerque sobre as medidas compensatórias encontradas pelo Governo como resposta ao chumbo do Tribunal Constitucional à convergência de pensões.

A mesma fonte indicou que os ministros das Finanças da zona euro ainda não abordarão a saída de Portugal do programa de assistência na reunião de hoje - designadamente a discussão sobre uma eventual saída "limpa" ou com recurso a um programa cautelar -, assistindo, para já, com satisfação às reações dos mercados, com a descida consistente dos juros da dívida.

"Não haverá absolutamente nenhuma discussão agora em janeiro e creio que em fevereiro também é demasiado cedo para essa discussão. O sentimento de mercado relativamente a Portugal é muito, muito, muito positivo e, embora possamos sempre questionar o sentimento de mercado, acho que é uma prova de que a estratégia do Governo português está a ser validada pelos investidores internacionais, que há um ano se focavam muito mais na Irlanda e noutros países, mas não em Portugal. Isso mudou, e isso é bom", enfatizou.

Em termos gerais, o mesmo responsável disse esperar uma reunião curta e pacífica na segunda-feira, considerando que tal reflete o muito que mudou ao longo dos últimos meses, apontando que o encontro de segunda-feira ocorre já num contexto em que os países sob assistência já saíram ou estão a concluir os respetivos programas de assistência.

Como habitual, o encontro de hoje será seguido da reunião alargada aos 28 Estados-membros, o Ecofin, na terça-feira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas