Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Ibersol passa de lucro a prejuízo de 36,9 ME até setembro

A Ibersol registou um prejuízo de 36,9 milhões de euros até setembro, valor que compara com um resultado líquido positivo de 10,5 milhões de euros, apurado em igual período do ano anterior, foi hoje comunicado ao mercado.

Ibersol passa de lucro a prejuízo de 36,9 ME até setembro
Notícias ao Minuto

17:01 - 20/11/20 por Lusa

Economia Ibersol

"O resultado líquido consolidado no final dos primeiros nove meses atingiu o valor de -36,9 milhões de euros, que compara com o registado em 2019 no montante de 10,5 milhões de euros", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a empresa lembrou que o "encerramento abrupto" em março e o período de confinamento devido à pandemia de covid-19, durante o qual 73% dos restaurantes operados pelo grupo estiveram encerrados, "penalizaram severamente o desempenho operacional", não tendo sido possível "ajustar as rubricas de custo à redução de vendas", o que acabou por levar à perda de rentabilidade.

Porém, a retoma gradual da atividade, no terceiro trimestre, bem como a conclusão da negociação com parte dos proprietários dos restaurantes permitiu "minimizar as perdas resultantes da redução de 40% da atividade".

De janeiro a setembro, o grupo, dono de marcas como a KFC, totalizou um volume de negócios de 213,9 milhões de euros, o que se traduz numa redução de 142,3 milhões de euros em comparação com igual período de 2019.

Por sua vez, os custos com pessoal ascenderam a 78,6 milhões de euros até setembro, menos 28,5% face ao período homólogo.

Já o resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) situou-se em 35,9 milhões de euros, um retrocesso de 59,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros nove meses do ano, a Ibersol contabilizou 12,1 milhões de euros de investimento total, sendo cerca de 10,8 milhões de euros correspondentes à concretização do plano de expansão e o restante à remodelação e modernização de um conjunto de restaurantes.

Em 30 de setembro, o endividamento líquido rondava os 115,2 milhões de euros, um aumento de 37,1 milhões de euros, justificado com o financiamento das necessidades geradas pela crise pandémica.

Até setembro, o grupo abriu nove espaços e, desde aí, já foram inaugurados mais dois restaurantes Taco Bell's, um Burger King e um Ribs.

Adicionalmente, está prevista, para até ao final do ano, a abertura de três unidades 'drive thru'.

Ibersol detém ainda, em Portugal, marcas como a Pizza Hut, Pans & Company, Miit e Pasta Caffé.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Ibersol ficaram inalteradas em 4,40 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório