Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Vodafone lamenta que regulador Anacom compare "o incomparável"

A Vodafone Portugal lamentou hoje que a Anacom tenha optado, "mais uma vez, por comparar o incomparável", depois do regulador divulgar que a operadora aumentou os preços da oferta de serviço tripla (3P) e, "simultaneamente", reduziu a qualidade.

Vodafone lamenta que regulador Anacom compare "o incomparável"
Notícias ao Minuto

12:05 - 17/11/20 por Lusa

Economia Vodafone

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse que, entre outubro e novembro, "os três principais prestadores de comunicações eletrónicas em Portugal (Meo, NOS e Vodafone) aumentaram as mensalidades das suas ofertas base 'triple play' [3P] em 3,3% (mais um euro)" e, "em simultâneo (...), registou-se também uma redução da qualidade deste tipo de ofertas (...), visto que a velocidade de 'download' anunciada baixou de 100 Mbps para 30 Mbps".

Em comunicado hoje divulgado, a Vodafone Portugal refere que "é estranho ver o regulador aparecer neste momento, e pela primeira vez, a dar nota de uma alteração de preços, quando estas são bastante frequentes num mercado competitivo como o das comunicações eletrónicas nacional e quando nunca deu igual nota e destaque a reduções de preços", como é o caso da oferta 3P.

A operadora lamenta que Anacom tenha optado, "mais uma vez, por comparar o incomparável" e esclarece a situação.

"Em novembro, em resposta ao movimento registado no mercado no início de outubro, foi realizado um ajuste, nas novas adesões, ao preço de um pacote específico da oferta 'triple play' da Vodafone que não inclui TV Box [descodificador], e que representa pouco mais de 10% das subscrições", refere a empresa.

No que respeita às velocidades de 100 Mbps oferecidas no pacote em causa (sem box), "as mesmas resultavam de uma promoção que terminou no final de outubro, voltando nesta altura a aplicar-se a velocidade base de 30Mbps associada a este pacote específico", esclarece a Vodafone.

Diz ainda que "manteve as condições de tráfego de Internet ilimitado na sua oferta 'triple play'", apontando que as "alterações das ofertas são frequentes em mercados altamente concorrenciais, como é o mercado nacional das comunicações eletrónicas".

No entanto, "não significa que estas alterações se traduzam automaticamente em aumentos de preço. Ainda no ano passado, um dos pacotes 'triple play' mais relevantes da Vodafone (com box) sofreu uma redução de preço de 35,40 euros para 34,90 euros".

Acrescenta ainda que, "de forma a garantir a diferenciação, a inovação e a qualidade do seu serviço, a Vodafone tem vindo a reforçar o conjunto de benefícios adicionais para novas adesões, sem qualquer alteração de preço", dando como exemplo "a oferta de seis meses do serviço Amazon Prime Vídeo, na adesão a diversos pacotes".

Perante isto, é "de lamentar que o regulador tenha optado, mais uma vez, por comparar o incomparável, concentrando-se num único pacote com condições promocionais".

Para a a operadora, "o seu único objetivo parece continuar a ser o de enviesar a perceção dos portugueses relativamente aos preços das comunicações em Portugal e alimentar a sua propaganda contra os operadores nacionais".

A Vodafone Portugal sublinha ainda que, "desde novembro de 2017, a variação dos preços das telecomunicações, em termos homólogos, tem sido sempre inferior ao crescimento do IPC (Índice de Preços do Consumidor)".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório