Banca. Basileia pede que dividendos continuem suspensos

Em entrevista ao Financial Times, a secretária-geral do Comité de Supervisão Bancária de Basileia defende que os dividendos devem continuar suspensos até que o impacto de longo prazo da pandemia seja claro.

Última Hora

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
17/11/2020 11:26 ‧ 17/11/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

dividendos

A secretária-geral do Comité de Supervisão Bancária de Basileia, Carolyn Rogers, considera que é muito cedo para que os bancos recuem nas medidas adotadas por causa da pandemia. Defende, por isso, que os pagamentos de dividendos aos acionistas devem permanecer suspensos. 

Em entrevista ao Financial Times, Rogers defende que os dividendos devem continuar suspensos até que o impacto de longo prazo da pandemia seja claro. 

Quando a Covid-19 se começou a espalhar pela Europa e pelos EUA, os reguladores proibiram a distribuição de dividendos, de modo a garantir que os bancos tinham capital suficiente para continuar a emprestar às empresas com dificuldades, lembra o Financial Times. 

Em julho, recorde-se, o Banco Central Europeu (BCE) prolongou a recomendação que dirigiu aos bancos para que não paguem dividendos nem recomprem ações até ao dia 1 de janeiro de 2021, de acordo com um comunicado emitido pela instituição. 

Ficou prometido que, no quarto trimestre deste ano, a instituição liderada por Christine Lagarde faria  uma nova avaliação para perceber se esta postura continuará a ser necessária por mais tempo. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas