Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Eletricidade de Moçambique quer investir 1,3 mil milhões de euros

A Eletricidade de Moçambique (EDM) espera investir 1.6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) no plano de negócio para os próximos cinco anos, mas a situação da empresa "não é boa", disse hoje fonte oficial.

Eletricidade de Moçambique quer investir 1,3 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

17:09 - 09/10/20 por Lusa

Economia Eletricidade

"O investimento que nós prevemos [para os próximos cinco anos], de capital definido, é de cerca de 1,6 mil milhões de dólares", declarou António Nhassengo, diretor do Gabinete Estratégico e Desempenho da EDM.

António Nhassengo falava à comunicação social em Maputo, momentos após a apresentação do plano de negócios da empresa para os próximos cinco anos.

Entre outros objetivos, no plano da EDM para os próximos cinco anos, o destaque vai para a expansão da rede elétrica, tendo em conta que do total de 416 sedes de postos administrativos do país, 135 ainda não têm energia elétrica.

Apesar das projeções, segundo António Nhassengo, a situação da empresa "não é boa" e é necessário aumentar a tarifa de energia para reverter o cenário.

"Nós vamos continuar com resultados negativos se não houver aumento tarifário que nós prevemos para o exercício 2020-2024, que é de 10 %", declarou António Nhassengo.

Por outro lado, a EDM pede a redução da base de incidência do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) nas requisições de energia , argumentando que a empresa faz um desconto de 62% quando vende a energia a clientes, mas paga 100% quando a compra aos produtores.

Em junho, a empresa pública alertou que iria perder 13 milhões de euros com a redução da tarifa para as famílias mais desfavorecidas e pequenas e médias empresas, no âmbito das medidas adotadas pelo Governo para fazer face ao impacto da pandemia da covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório