Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Madeira conseguiu melhor internet nos acessos fixos entre abril e junho

A Madeira foi a região que apresentou as melhores velocidades de internet nos acessos fixos residenciais entre abril e junho, divulgou hoje a Anacom.  

Madeira conseguiu melhor internet nos acessos fixos entre abril e junho
Notícias ao Minuto

14:17 - 10/09/20 por Lusa

Economia Anacom

De acordo com os dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações, por regiões, a Região Autónoma da Madeira apresentou os melhores resultados nos acessos fixos, tanto no 'download' (74 Mbps), como no 'upload' (39 Mbps) medianos medidos, seguida da Região Autónoma dos Açores no 'download', com 68 Mbps, e da região Centro no 'upload', com 29 Mbps.

Entre abril e junho foram realizados 512 mil testes à velocidade da internet com o NET.mede, quase 80% acima do número registado no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde, em média, à realização de 5.628 testes diários.

Face ao período homólogo, o número de testes realizado mais que triplicou, refere a Autoridade Nacional de Comunicações em comunicado.

Segundo a Anacom, para o forte crescimento registado contribuiu a maior utilização da internet, na sequência da declaração da pandemia de covid-19 em março e do estado de emergência, devido à realização de teletrabalho e ensino 'online'.

Dos testes realizados, 71% incidiram em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 22% em acessos móveis.

No que respeita às velocidades do acesso à internet medidas, verifica-se que em metade dos testes efetuados no NET.mede se registou uma velocidade de 45 Mbps ou mais nos acessos fixos residenciais e de sete Mbps ou mais nos acessos móveis, no 'download' e de 21 Mbps ou mais nos acessos fixos residenciais e cinco Mbps ou mais nos acessos móveis, no 'upload'.

Por regiões, além das regiões referidas, o Alentejo registou o valor mais baixo para ambos os parâmetros, com 34 Mbps e 19 Mbps, respetivamente.

Registaram-se 105 concelhos (34%, num total de 306 concelhos com testes associados) com um 'download' mediano superior a 50 Mbps.

Em termos de 'upload', 53 concelhos (17%) obtiveram um valor mediano superior a 50 Mbps.

Nos acessos móveis, ao nível do 'download', a Região Autónoma dos Açores apresentou o melhor resultado mediano (14 Mbps), seguida da Região Autónoma da Madeira com 11 Mbps. A região Norte registou o valor mais baixo (6 Mbps).

No 'upload', destacou-se a Região Autónoma dos Açores com um valor mediano de 12 Mbps, sendo os resultados muito similares entre as restantes regiões.

Observaram-se 76 concelhos (26%, num total de 297 concelhos com testes associados) com um 'download' mediano superior a 10 Mbps e 135 concelhos (45%) com um valor superior a 5 Mbps e inferior ou igual a 10 Mbps.

Em termos de 'upload', 20 concelhos (7%) apuraram um valor mediano superior a 10 Mbps e 48 concelhos (16%) superior a cinco Mbps e inferior ou igual a 10 Mbps.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório