Empresa mineira de carvão Vale Moçambique oferece produtos agrícolas 

A empresa mineira de carvão Vale Moçambique está a apoiar 712 famílias que transferiu para novas terras quando iniciou atividade, em 2011, oferecendo-lhes equipamentos agrícolas, sementes e fertilizantes para aumentarem a produção, anunciou hoje em comunicado.

Empresa mineira de carvão Vale Moçambique oferece produtos agrícolas 

©

Lusa
09/09/2020 14:39 ‧ 09/09/2020 por Lusa

Economia

carvão

O programa, implementado pela organização International Development Enterprise (IDE), já beneficiou 670 famílias e prevê chegar a outras 42 na povoação de Cateme, em Moatize, província de Tete, local de reassentamento outrora polémico e que tem sido palco de ações sociais da empresa.

"Com esta produção, as famílias têm a possibilidade de assegurar o seu sustento [alimentar] e também de ter rendimento com a venda dos produtos", refere Victor Zimba, representante da Vale em Cateme.

Milho, amendoim e feijão lideram a produção dos residentes que receberam enxadas, catanas e regadores, juntamente com 20,6 toneladas de sementes, 33,6 toneladas de fertilizantes e apoio técnico.

As minas da Vale estão localizadas em Moatize e sua abertura há nove anos para extração de carvão, segunda maior fonte de exportações de Moçambique (19,5% do total), obrigou à transferência de povoações e comunidades num processo polémico.

Poucos meses depois da mudança, sucederam-se queixas e protestos dos moradores sobre a deficiente construção das novas habitações, dificuldades de acesso à água potável, terra arável e energia elétrica, problemas que a empresa mineira tem vindo a resolver.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas