Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa mineira de carvão Vale Moçambique oferece produtos agrícolas 

A empresa mineira de carvão Vale Moçambique está a apoiar 712 famílias que transferiu para novas terras quando iniciou atividade, em 2011, oferecendo-lhes equipamentos agrícolas, sementes e fertilizantes para aumentarem a produção, anunciou hoje em comunicado.

Empresa mineira de carvão Vale Moçambique oferece produtos agrícolas 
Notícias ao Minuto

14:39 - 09/09/20 por Lusa

Economia Carvão

O programa, implementado pela organização International Development Enterprise (IDE), já beneficiou 670 famílias e prevê chegar a outras 42 na povoação de Cateme, em Moatize, província de Tete, local de reassentamento outrora polémico e que tem sido palco de ações sociais da empresa.

"Com esta produção, as famílias têm a possibilidade de assegurar o seu sustento [alimentar] e também de ter rendimento com a venda dos produtos", refere Victor Zimba, representante da Vale em Cateme.

Milho, amendoim e feijão lideram a produção dos residentes que receberam enxadas, catanas e regadores, juntamente com 20,6 toneladas de sementes, 33,6 toneladas de fertilizantes e apoio técnico.

As minas da Vale estão localizadas em Moatize e sua abertura há nove anos para extração de carvão, segunda maior fonte de exportações de Moçambique (19,5% do total), obrigou à transferência de povoações e comunidades num processo polémico.

Poucos meses depois da mudança, sucederam-se queixas e protestos dos moradores sobre a deficiente construção das novas habitações, dificuldades de acesso à água potável, terra arável e energia elétrica, problemas que a empresa mineira tem vindo a resolver.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório