'Vá para fora cá dentro'. Nunca aplicar esta ideia fez tanto sentido. Viajar, em segurança, dentro de território nacional. Mas Portugal está longe de se resumir ao continente. Os arquipélagos, nomeadamente o da Madeira, são tesouros bem portugueses que (mais do que) merecem uma oportunidade - ou porque não várias! - de serem visitados.
Centremo-nos na sugestão de visitar a Madeira, mais concretamente o Funchal, capital que, uma vez 'desembrulhada', se revela uma caixinha de agradáveis surpresas.
Comecemos então pelo magnífico clima que brinda os seus visitantes com a sensação de um ameno verão quase todo o ano. Não, não é mito. Meio caminho andado, portanto, para explorar a cidade e embarcar num obrigatório passeio nos Carros de Cesto do Monte. Adrenalina - em doses comedidas - garantida, e uma vista panorâmica de perder o fôlego também. Uma vez por ali, a Igreja de Nossa Senhora do Monte é outro dos pontos de atração.
Imperdível no Funchal é também uma visita ao Jardim Tropical Monte Palace. Exótico é um adjetivo que lhe assenta na perfeição. Vá com tempo, vale a pena. E porque uma região também se populariza através das suas iguarias, não deixe de provar o famoso Bolo do Caco ou a tradicional Espetada. Em matéria de bebidas, não poderíamos deixar de mencionar o Vinho da Madeira ou a não menos célebre Poncha.
É impossível falar em Madeira sem referenciar Cristiano Ronaldo, uma visita ao Museu CR7 será uma oportunidade a não desperdiçar. A Fortaleza de Santiago ou o Mercado dos Lavradores são ainda nomes a reter numa visita ao Funchal.
Por fim, uma vez na Madeira, não deixe ainda de conhecer o Curral das Freiras - a vista estonteante da partir do miradouro da Eira do Serrado é uma experiência irrepetível -, bem como o Pico do Areeiro, cuja paisagem que dali avista poderá documentar através de fotografias únicas. Já agora, aponte ainda os nomes de Cabo Girão, Ponta de São Lourenço, ou Floresta Laurissilva - todos de visita obrigatória.
Muito mais haveria a destacar, mas para já acrescentamos que a TAP disponibiliza bilhetes de ida para o Funchal a partir de 44 euros, e para o Porto Santo a partir de 98 euros, até ao próximo dia 7 de outubro. Partilhamos ainda consigo a possibilidade de usufruir de uma oferta da companhia aérea portuguesa - a alteração gratuita - aplicável em reservas feitas até 30 de setembro, para viagens até 30 de novembro, e que é extensível a outras campanhas.
É, pois, tempo de recomeçar. Escolha a Madeira e reserve já o seu voo!