Porto de Aveiro prepara estudo para receber navios maiores

A Administração do Porto de Aveiro vai iniciar no dia 01 de setembro o "Estudo da Melhoria das Acessibilidades Marítimas", que visa permitir o acesso a navios maiores, revelou hoje fonte portuária.

Notícia

© iStock

Lusa
26/08/2020 13:31 ‧ 26/08/2020 por Lusa

Economia

Portos

O estudo tem como objetivo "avaliar medidas e obras que possibilitem a melhoria das acessibilidades marítimas, de forma a permitir o acesso a navios com maiores dimensões, em melhores condições de segurança e em qualquer condição de maré".

Nos últimos anos o Porto de Aveiro tem beneficiado de melhorias na acessibilidade marítima, nomeadamente o prolongamento do molhe norte na embocadura da Barra.

Apesar de possuir uma extensa área de terraplenos que permitem a sua expansão, o Porto de Aveiro tem nas limitações da sua barra um problema crónico.

Aberta artificialmente no início do século XIX, a barra de Aveiro é de fundos arenosos e ao longo de décadas tem enfrentado problemas graves de assoreamento, exigindo a sua dragagem regular.

O estudo que vai ter início em setembro, com a participação da Universidade de Aveiro e realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, visa encontrar uma solução para franquear a entrada no Porto Aveiro a navios de maior calado, por um lado, e por outro preservar o equilíbrio ambiental necessário.

De referir que, após o prolongamento do molhe norte, começou a verificar-se uma maior amplitude de marés, com consequências na salinização dos terrenos agrícolas confinantes com a Ria de Aveiro.

A altura inferior das motas ou muros de proteção às marinhas de sal e aos campos e a sua degradação levou a que fossem facilmente transpostas pela água salgada.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas