PCP teme que novo modelo para RTP não garanta efetivo serviço público

O PCP disse hoje temer que o novo modelo do Governo para a RTP não garanta o efetivo cumprimento do serviço público na empresa, criticando o executivo por mais um gesto "de desresponsabilização".

Notícia

© LUSA

Lusa
10/01/2014 20:28 ‧ 10/01/2014 por Lusa

Economia

Reação

"Este modelo aponta para uma intenção de desresponsabilização do Governo (...) sem garantir minimamente as possibilidades de fiscalização democrática da concretização do serviço público de rádio e televisão", afirmou o deputado António Filipe em declarações no parlamento.

Para o comunista, não existe "nenhuma garantia" de que as pessoas que venham a integrar o conselho geral "supostamente independente" da RTP "sejam dedicadas à causa do serviço público", criticando que este órgão fique "imune à fiscalização" da Assembleia da República.

O Governo vai transferir todas as competências que detém atualmente sobre a RTP para o novo conselho geral independente, com exceção da tutela financeira, disse hoje o ministro ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"A tutela setorial deixará de estar nas mãos do Governo para passar a estar nas mãos de um órgão independente", o conselho geral independente, previsto nos novos estatutos da RTP, disse o ministro, durante uma conferência de imprensa, em Lisboa.

"Eu deixarei de ter competência sobre a RTP", sublinhou o ministro, em resposta aos jornalistas, salientando que o Governo manterá a tutela financeira da empresa.

Poiares Maduro explicou que ao Governo caberá definir o contrato de concessão "com as orientações estratégicas fundamentais para 16 anos" e assegurar a tutela financeira, mas a supervisão interna passará "a ser garantida por um órgão independente, que é interno à própria empresa".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas