Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Economia espanhola contraiu mais de 18% no 2.º trimestre

Os dados estão a ser adiantados pelo El País.

Economia espanhola contraiu mais de 18% no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

07:50 - 31/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Começam agora a ser divulgados os dados económicos que nos permitem conhecer o impacto da pandemia na economia. Na vizinha Espanha, houve uma contração de 18,5% no segundo trimestre, a maior queda trimestral desde a Guerra Civil, de acordo com o El País

Esta queda do produto interno bruto (PIB) segue-se a uma contração de 5,9% nos primeiros três meses ano, já contabilizando os efeitos da pandemia

De acordo com o jornal espanhol, a dependência do turismo e de outros setores baseados na interação humana é mais elevada do que em outros países, o que coloca Espanha numa situação mais vulnerável.

A série da agência de estatísticas espanhola inicia-se em 1970 e não há memória de uma queda tão acentuada, ainda de acordo com o El País. 

Esta evolução do Produto Interno Bruto (PIB é o resultado do colapso do consumo das famílias (21,2%), do investimento empresarial em bens de capital (25,8%) e das exportações (33,5%), num contexto de paralisação da atividade e do encerramento das fronteiras, enquanto as despesas das administrações públicas cresceram 0,4%.

O emprego medido em horas trabalhadas caiu 21,4%, um declínio maior do que a destruição de empregos equivalentes a tempo inteiro, que caiu 17,7%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório