Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Instalações da Total em Moçambique estão livres de infeção

O recinto de construção do complexo de processamento de gás natural da Total, norte de Moçambique, está livre de infeção pelo novo coronavírus, após ter sido um foco de transmissão, anunciaram hoje as autoridades.

Covid-19: Instalações da Total em Moçambique estão livres de infeção
Notícias ao Minuto

17:17 - 03/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

"De princípio, ele [o recinto] está livre de contaminação pela covid-19", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Carlos Zacarias, em conferência de imprensa em Maputo.

O responsável avançou que após a deteção do primeiro caso nas instalações do consórcio da Total em Afungi, província de Cabo Delgado (norte do país), as autoridades de saúde moçambicanas fizeram o rastreio dos contactos, isolaram os casos suspeitos e os infetados.

Todos os 880 trabalhadores do empreendimento foram testados, tendo sido reduzidos os trabalhos para o mínimo e várias pessoas isoladas.

O presidente do Instituto Nacional de Petróleo avançou que a prevenção obrigou também à paralisação das atividades relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de gás no Rovuma, nomeadamente as obras de construção da futura fábrica de gás natural liquefeito e o processo de reassentamento das comunidades.

Nesse sentido, está em curso a reprogramação das operações, visando a retomada das obras, logo que as condições estejam criadas.

Além da Total, o consórcio da Área 1 é detido pela japonesa Mitsui (20%), a petrolífera estatal moçambicana ENH (15%), as indianas ONGC Videsh (10%) e a sua participada Beas (10%), a Bharat Petro Resources (10%) e a tailandesa PTTEP (8,5%).

O presidente do INP adiantou que a prevenção da pandemia da covid-19 levou igualmente à paralisação de trabalhos de pesquisa de hidrocarbonetos noutras partes do país.

A situação forçou também ao adiamento do lançamento do sexto concurso internacional para a pesquisa de hidrocarbonetos, acrescentou Carlos Zacarias.

Moçambique acumula 316 casos de infeção pela covid-19, com duas mortes e 109 recuperados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório