Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mercadona compra 126 milhões em produtos portugueses em 2019

A Mercadona comprou no ano passado 126 milhões de euros em produtos portugueses, mais 43% que em 2018, incluindo banana da Madeira, sendo que 90% é exportado para Espanha, divulgou hoje a retalhista espanhola.

Mercadona compra 126 milhões em produtos portugueses em 2019
Notícias ao Minuto

12:03 - 26/05/20 por Lusa

Economia Mercadona

Em comunicado, a Mercadona refere que "exporta atualmente 90% das suas compras a fornecedores comerciais portugueses para Espanha, onde tem mais de 1.600 lojas".

No ano passado, o grupo espanhol comprou 126 milhões de euros em produtos nacionais, o que representa um aumento de 43% face a 2018, período em que adquiriu 88 milhões de euros.

"Além das lojas de Espanha, os produtos destinam-se também às lojas em Portugal, onde a Mercadona tem atualmente 10 lojas e prevê abrir este ano outras 10, nos distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo", adianta a retalhista.

A Mercadona conta com mais de 300 fornecedores portugueses.

"A nossa relação com fornecedores portugueses começou antes da nossa vinda para o país e tem-se intensificado ao longo dos anos", afirma a diretora-geral internacional de relações externas da Mercadona, Elena Aldana, citada no comunicado.

"Estamos muito satisfeitos com a nossa cadeia de abastecimento que, durante a atual crise de saúde, demonstrou uma capacidade de resposta excecional perante os desafios, para que nada falte na mesa dos portugueses", acrescenta a responsável.

No ano passado, a Mercadona comprou "1.160 toneladas de pera rocha, 3.795 toneladas de maçã royal gala e 2.350 toneladas de maçã golden a fornecedores portugueses como Cooperfrutas, Frutas Cruzeiro, Patrícia Pilar, Global Fruit, Lusopera ou Frutitaipina".

Em igual período, adquiriu 22 toneladas de banana da Madeira.

Nos Açores, a Mercadona "tem trabalhado com a Lactaçores, à qual adquire manteiga e leite para as lojas de Portugal, e vários tipos de queijo, como o queijo flamengo ou o queijo da ilha, para as lojas de Portugal e Espanha".

Em 2019, a retalhista comprou 127.000 quilos de queijo e cerca de 30.000 litros de leite nos Açores, além do comprado em Portugal continental, adianta.

A Mercadona sublinha que a totalidade do leite vendido em Portugal é português.

Em termos de compras em lotas portuguesas, "a Mercadona tem feito as suas compras em lotas locais, com o objetivo de oferecer o peixe mais fresco possível".

No ano passado, comprou cerca de 1.500 toneladas de peixe nas lotas de Matosinhos, Aveiro, Peniche, Sesimbra, Olhão, Quarteira e Portimão.

"No total de compras realizadas pela Mercadona em Portugal a fornecedores portugueses em 2019, entre os quais se contam fornecedores comerciais, de serviços e de transportes, o valor ultrapassa os 217 milhões de euros", acrescenta a empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório